Botafogo e Flamengo empatam em jogaço de seis gols

Com um público de 11.692, incluindo o treinador da seleção brasileira, Tite, Flamengo e Botafogo fizeram um clássico eletrizante na estreia da estádio Luso-Brasileiro como casa alvinegra nesta temporada. Os donos da casa, com forte apoio da torcida, foram superiores no primeiro tempo e em boa parte do segundo. No entanto, foi o Flamengo que esteve a frente do placar a maior parte do tempo da partida que terminou empatada em 3 a 3.

O Flamengo tentou cozinhar o jogo no início. Tinha maior posse de bola, mas se limitava a trocar passes inofensivos no meio de campo. Já o Botafogo mostrava confiança e ousadia. Embalado pela torcida, o time de Ricardo Gomes não hesitava em partir para cima do Flamengo criando os principais lances de perigo. Aos 13, em cobrança de escanteio de Camilo, Rodrigo Lindosocarimbou a trave de Muralha. Pouco depois, Sassá foi lançado na área, e Jorge, ao interceptar a jogada, recuou para Muralha, que pegou a bola com as mãos, mas o juiz não marcou a irregularidade no recuo.

O trio de volantes do Botafogo formado por Airton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso conseguia ter um controle grande sobre o meio de campo. Um pouco mais Camilo corria de um lado para o outro para confundir a marcação. Os atacantes Pimpão e Sassá também mostravam boa movimentação. A defesa, no entanto, deixou a desejar. O Flamengo parecia morto no início do jogo, mas conseguiu abrir o placar em um lance isolado. Aos 23 minutos, único lance de perigo criado pelo rubro-negro no primeiro tempo, Macuello cruzou na área para Guerrero, que errou o domínio. Mas a bola sobrou para Everton chegar chutando forte para balançar a rede sem chances para Sidão.

A defesa do Botafogo era o pior setor do time. No lance do gol, haviam na área alvinegra três jogadores do Flamengo contra apenas dois do Botafogo na área. E o rubro-negro não construiu a jogada em um contra-ataque par justificar essa minoria alvinegra. Após abrir o placar, o Flamengo ensaiou uma melhora, mas o Botafogo continuou sendo o dono do jogo apesar das falhas defensivas. E retomou, de novo, o controle da partida ao empatar, aos 33, com belo chute cruzado de Diogo, de fora da área.

A esta altura, apesar da vitória final do Flamengo, o empate parecia até ser mau resultado para o Botafogo tamanha era a sua superioridade. O Flamengo encontrava dificuldades até para passar as bolas mais longas. O gramado duro, que deixava a bola mais rápida e “viva”, tornavam a disputa muitos maís física do que técnica. No intervalo, Tite criticou o campo:

— A qualidade do jogo ficou prejudicada pelo gramado. Com um gramado melhor, a qualidade de passe também melhoraria — disse o treinador da seleção brasileira aos jornalistas enquanto a torcida alvinegra gritava pela convocação de Jefferson.

No segundo tempo, o Flamengo aumentou o volume de jogo e o Botafogo teve uma queda de rendimento significativa. E com mais dois erros de defesa alvinegra, o rubro-negro coltou ao ficar a frente no placar, aos 11, com chute de bico de Jorge. No lance, Bruno Silva saiu jogando muito mal e Sidão espalmou para dentro. O chute foi forte, mas ficou a impressão de que o goleiro poderia ter deixado a mão mais firme na defesa.

Logo após o gol, muitos copos foram arremessados no gramado pela torcida rubro-negra. O juiz pegou um e deu ao quarto árbitro. No primeiro tempo, um tênis foi jogado no gramado. O torcedor, que estava no setor destinado aos botafoguenses, foi identificado e retirado. Esses dois episódios dão margem para punições de mando de campo.

Dentro de campo, o Flamengo, que melhorou muito no segundo tempo, ampliou com Guerrero, aos 22. O peruano não marcava há três jogos. Neste momento, o Botafogo já não era tão organizado em campo, mas jogava com o coração. E chegou ao empate com Neilton, aos 34, e Salgueiro, aos 37. Tite não viu a reação alvinegra, pois deixou o estádio logo após o terceiro gol do Flamengo.

BOTAFOGO 3 X 3 FLAMENGO

Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Emerson, Renan Fonseca, Diogo; Rodrigo Lindoso, Airton, Bruno Silva (Salgueiro) e Camilo; Sassá (Canales) e Rodrigo Pimpão (Neilton).

Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello (Fernandinho) e Éverton (Cuéllar); Marcelo Cirino (Canteros) e Guerrero.

Gols: 1T: Everton aos 23m, Diogo Barbosa aos 33m; 2T: Jorge aos 11m, Guerrero aos 22m, Neilton aos 34m, Salgueiro aos 37m.

Cartões amarelos: Airton, Emerson, Jorge, Everton, Guerrero, Fernandinho.

Juiz: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP).

Público: 11.692 (9.989 pagantes).

Renda: R$ 391.830,00.

Local: Estádio Luso-Brasileiro.

Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/botafogo-flamengo-empatam-em-jogaco-de-seis-gols-19733238

Share this content: