| Futebol

Brasileirão? Rodada tem 27 gringos e bate marca de 2013; média só cresce

Campeonato este ano tem 19,5 gringos por rodada contra 18,9 da edição do ano passado. D'Alessandro, Conca, Bolatti e Tobio são alguns dos que mais brilham

A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2014 foi a mais estrangeira dos últimos anos. E não foi só porque D'Alessandro brilhou na goleada do Internacional diante do Flamengo ou Conca fez um golaço na vitória do Fluminense sobre o Santos. O número total de gringos presentes em campo chegou a 27, média de quase três por jogo, e ultrapassou a marca atingida na 17ª rodada da competição do ano passado, que contou com 25.

D'alessandro Internacional e Lucas MUgni Flamengo Estádio Beira-Rio (Foto: Agência Getty Images)D'alessandro e Lucas Mugni: número de estrangeiros no futebol brasileiro cresceu este ano (Foto: Agência Getty Images)



Com o número máximo de jogadores de fora do país permitidos ampliado em 2014 - passou de três para cinco -, algumas equipes não fizeram cerimônia antes de recorrerem ao mercado sul-americano. Casos, por exemplo, de Grêmio e Palmeiras. O time paulista inclusive tem como treinador o argentino Ricardo Gareca, que usou dois compatriotas na derrota para o Cruzeiro, além do uruguaio Eguren e o paraguaio Mendieta.

Um dos comandados de Gareca, o zagueiro Tobio foi outro que balançou as redes além dos já citados. Bolatti, também argentino, ainda foi o autor do gol da vitória do Botafogo sobre o Coritiba. Apenas dois jogos - Goiás x Sport e Atlético-PR x Criciúma - não contaram com participações internacionais.

Mendieta Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Mendieta Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



A média nas 11 primeiras rodadas deste ano é semelhante a do ano passado, mas mesmo assim mostra um crescimento no uso de jogadores gringos. Se em 2013 atingia 18,9 por rodada, o número de 2014 chega a 19,5.

Tabela estrangeiros no Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)Quantidade de estrangeiros até à 11ª rodada das edições de 2013 e 2014 do Brasileirão (Arte: GloboEsporte.com)


17ª rodada de 2013 (25 estrangeiros):

Seedorf e Lodeiro (Botafogo), Luís Cáceres e Maxi Biancucchi (Vitória), Maldonado e Guerrero (Corinthians), Marcelo Moreno (Flamengo), Sergio Escudero, Bottinelli e Geraldo (Coritiba), D'Alessandro, Forlán e Scocco (Internacional), Yotún, Montoya e Tenorio (Vasco), Cañete (Portuguesa), Angelo Peña e Olivera (Náutico), Marcelo Palau (Atlético-PR), Vargas, Riveros e Barcos (Grêmio), Luís Ramírez (Ponte Preta) e Mena (Santos).

11ª rodada de 2014 (27 estrangeiros):

Álvaro Pereira (São Paulo), Dátolo (Atlético-MG), Emanuel Biancucchi (Bahia), Cereceda (Figueirense), Riveros, Alán Ruiz e Barcos (Grêmio), Bolatti e Zeballos (Botafogo), Martinuccio e Geraldo (Coritiba), Tobio, Eguren, Mendieta e Mouche (Palmeiras), Marcelo Moreno e Samudio (Cruzeiro), Luís Cáceres (Vitória), Guerrero e Ángel Romero (Corinthians), Aránguiz, Luque e D'Alessandro (Internacional), Mugni (Flamengo), Conca e Valencia (Fluminense) e Mena (Santos).

*Com a colaboração do estagiário Thiago Benevenutte.

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.