Brasileiro de 87: STF vai julgar recurso do Fla na próxima terça-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira o recurso do Flamengo que envolve a disputa judicial do Campeonato Brasileiro de 1987. A informação é do site UOL. O Rubro-Negro carioca exige ser reconhecido como o vencedor daquela edição do torneio. Em 2014, o Sport foi declarado campeão nacional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, o ministro Marco Aurélio Mello rejeitou a queixa dos cariocas. O mesmo magistrado é o relator deste processo.

O Rubro-Negro carioca questiona a decisão de considerar o Sport como campeão Brasileiro de 1987. O ministro Marco Aurélio Mello votou contra o Flamengo, apesar de torcer para o time da Gávea. Em agosto do ano passado, Barroso pediu vista do processo, mas o devolveu para julgamento. Ainda não votaram os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes.

Antes da Justiça se manifestar, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tinha tomado a decisão de considerar os dois times como campeões nacionais de 87, porém o Sport foi ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e conseguiu ser reconhecido como o único campeão da Copa União.

A CONFUSÃO

Em 1987, foi criada a Copa União, com a participação dos fundadores do Clube dos Treze: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia, além dos convidados Santa Cruz, Goiás e Coritiba. A CBF determinou que os dois primeiros colocados do Módulo Verde enfrentassem os dois primeiros do Módulo Amarelo (que era formado por times que antes eram da Primeira Divisão, mas que ficaram fora da Copa União).

No entanto, o Clube dos Treze não aceitou a proposta da CBF. O Flamengo conquistou a Copa União em decisão contra o Internacional e se recusou a enfrentar o vencedor do confronto entre Sport x Guarani. O Leão foi proclamado campeão Brasileiro de 1987 pela CBF somente no ano seguinte, quando venceu superou o Bugre.

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/brasileiro-stf-vai-julgar-recurso-fla-proxima-terca-feira.html

Share this content: