BuzzFla: Flamengo en el Monumental de Núñez

Flamengo x River Plate. Um clássico internacional dominará as atenções nesta quarta-feira, direto de Buenos Aires. A capital da Argentina receberá a partida que definirá o grupo 4 da Conmebol Libertadores 2018. Os dois times já estão classificados e não podem mais ser alcançados por Santa Fé e Emelec, portanto o jogo servirá para apontar o líder do grupo e, por consequência, quem terá a vantagem de decidir em casa as oitavas de final e também, posteriormente, as fase seguintes, dependendo do adversário.
Jogar no Monumental de Núñez não é novidade para o Flamengo, que inclusive já fez até clássico regional no local, como também detém uma marca importante contra o River Plate. Quer saber qual é? Segue o BuzzFla: Flamengo x River Plate para saber.
1) Os números no mítico Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti
O Flamengo já desfilou seu futebol naquele campo nove vezes. Por mais que seja fora do país, o retrospecto não é ruim. Foram três vitórias, dois empates e quatro derrotas. Curiosamente, o Mengão fez 13 gols contra 12. É extremamente equilibrado e o Mais Querido conhece o gramado do maior estádio da Argentina.
Dos 13 gols marcados, os artilheiros são Luis Carlos e Rubens. Luiz Carlos atuou pelo Mengão de 1957 a 1962, e fez duas vezes, ambas contra o River. Já o lendário Rubens, dono de 83 gols com o Manto Sagrado, entre 1951 e 1957, marcou também duas vezes, as duas contra o Botafogo. Oi? Botafogo? É, sim, já explicamos.
Todos os demais “artilheiros” marcaram apenas uma vez. São eles: Joel; Henrique Frade, Lico, Zico, Nunes, Rogério, Edílson, Juan e Petkovic.
2) O primeiro jogo
Por incrível que pareça, a primeira vez que o Flamengo pisou no Monumental de Núñez para jogar foi contra o tradicional rival Botafogo. O resultado? Vitória nossa, claro. Três a zero, fora o baile. Além dos gols marcados por Rubens, Joel deixou sua marca no jogo válido pelo Torneio Quadrangular da Argentina. E não só a vitória, o Mengão conquistou o torneio com essa partida, que também contava com Boca Junior e San Lorenzo, com quem o Flamengo empatou por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente.
3) O quebrador de marcas
Quando se fala de Flamengo x River Plate na Conmebol Libertadores, logo vem à mente o confronto de 1982. E não é porque nós vencemos os dois jogos, nos únicos encontros pela competição até 2018, mas também pelo que significou a primeira partida. Em toda a história do time argentino na competição, jamais uma equipe brasileira havia vencido os argentinos em seus domínios. Zico comandou o então time Campeão do Mundo na vitória por 3 a 0 que jamais será esquecida. E foi, também, a maior vitória brasielira naquele campo. Jamais outro time conterrâneo venceu osMillonariospor uma diferença tão grande. E depois de 82, se passaram 20 anos até que outro BR, no caso o Grêmio, derrotasse o River em casa.
4) Equilíbrio, mas a vantagem é nossa
Dezesseis vezes Flamengo e River Plate duelaram no campo de futebol. São sete vitórias nossas contra seis deles e três empates, contando todas as competições. A última vitória faz tempo. Em 1993, Rogério marcou o gol único que levou a partida válida pelas quartas de final para os pênaltis. Na disputa, deu Flamengo por 6 a 5. Desde então, foram cinco jogos, com dois empates e três derrotas. Relembre abaixo o gol de Rogério, naquela partida de 1993.
5) O último jogo
Dezoito anos se vão desde a última vez que o Flamengo jogou no Monumental de Núñez. Não foi um resultado bom, mas foi um jogaço. Valendo a a vaga para a semifinal da extinta Copa Mercosul, o Mengão, então campeão, encarou os argentinos na casa deles em um jogo muito louco. Nada aconteceu no primeiro tempo, tudo aconteceu no segundo. Sete gols. Nada menos que sete gols.
Antes do primeiro minuto da etapa final, Pet achou Edílson e o Capetinha abriu o placar. Saviola empatou aos sete. O Flamengo precisou de 10 minutos para fazer o segundo, com Juan. Juan…. Dezoito anos depois, Juan não estará no jogo desta quarta-feira, mas continua desfilando seu talento com o Manto Sagrado. Naquele jogo, ele armou o contra-ataque com Pet, correu para a área, recebeu do sérvio e tocou com categoria, tirando Bonano da bola. Dois a um.
O resultado era nosso, mas uma cobrança de falta de Aimar colocou tudo igual de novo. O Mais Querido precisava do gol. E fez. Petkovic, em cobrança de falta magistral colocou o Mengão na frente mais uma vez. Porém, não era nossa noite e o River ainda virou o jogo. Dezoito anos do último encontro. Chegou a hora do duelo de novoen la canchaargentina. Um campo conhecido e nada temido. nesta quarta-feira, um novo capítulo deste clássico mundial.
Reprodução: Site oficial do Flamengo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/buzzfla-flamengo-en-el-monumental-de-nunez/

Share this content: