Carrascos nos Fla x Bota 2016, Cirino e Salgueiro se reencontram em baixa

Se ainda não houve um vencedor nos jogos Flamengo x Botafogo em 2016, reclamem com eles! Marcelo Cirino e Salgueiro foram os carrascos nos últimos dois clássicos, com gols que decretaram os empates em 2 a 2 e 3 a 3, respectivamente, nos minutos finais das partidas (relembre no vídeo acima). Mas, no reencontro deste sábado, ambos no máximo estarão no banco de reservas do Maracanã. Isso se não forem cortados da relação para o último duelo entre as equipes na temporada, às 17h (de Brasília), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A verdade é que a moral da dupla, na Gávea ou em General Severiano, já não é mais a mesma. De contratações de peso a titulares absolutos no início do ano, os dois estão em baixa e passaram para a “reserva cativa” no segundo semestre. Perderam espaços com as saídas de Muricy Ramalho e Ricardo Gomes, respectivamente, e, entre dívida alta e opção de renovação descartada, podem deixar seus clubes em 2017. Saiba como está a situação de cada um:

Muricy apostava muito em seu potencial, e Cirino recuperou o prestígio do início de 2015 e que havia perdido durante o Brasileirão do ano passado. Encerrou até um tabu de não fazer gols em clássicos, tendo marcado sobre Botafogo e Vasco. Porém, foi só começar a Série A novamente para cair de produção outra vez. Tem 13 gols em 50 jogos na temporada, mas só foi fazer o primeiro no nacional na 17ª rodada. Pouco a pouco, foi perdendo espaço com Zé Ricardo, e hoje até Emerson Sheik voltou a ter chances e vem ganhando mais oportunidades do que o camisa 7.

Com 98 partidas com a camisa rubro-negra e prestes a completar 100 jogos, o atacante não entra em campo desde 13 de outubro e não tem futuro garantido no clube em 2017. Embora tenha mais um ano de contrato, uma dívida na casa de R$ 16 milhões com a Doyen, grupo de investidores responsável por sua contratação, pode forçar uma mudança de ares. Se o Fla vendê-lo durante o vínculo, terá direito a 20% da transação. Senão, terá que pagar o montante aos empresários em janeiro de 2018.

O Santos já sondou a situação do jogador e parece como um provável destino se conseguir parcerias para isso. Um outro clube possível é o Internacional, onde há um admirador do futebol do atacante: trata-se de Newton Drummnd, diretor executivo do colorado e que já trabalhou com Cirino no Vitória em 2011. Envolvido em eleição, o clube não toca no assunto.

Trinta e três anos e com experiências no futebol argentino, mexicano,
paraguaio e equatoriano, o uruguaio chegou ao Botafogo com status de
principal contratação do clube em 2016. Foi a terceira aposta para a camisa 10 alvinegra após as decepções com o boliviano Lizio e o argentino Gervásio “Yaca” Núñez. Logo em sua estreia, Salgueiro perdeu um pênalti e, mesmo em brilhar, chegou a se firmar com Ricardo Gomes. Teve boas atuações principalmente nas finais do Carioca, mas também não aguentou o ritmo do Campeonato Brasileiro.

Internamente, ele é considerado um cara brincalhão e de grupo, embora o idioma tenha sido um grande complicador em sua adaptação. Mas perdeu espaço de vez com a troca de comando no futebol. Sem gozar de prestígio com Jair Ventura, teve sua última chance no time reserva que pegou o Cruzeiro pela Copa do Brasil no dia 22 de setembro. De outubro para cá, não vem sendo mais relacionado. O gol no Flamengo foi seu único pelo clube em 29 jogos.

Salgueiro tem contrato até dezembro, com opção de renovação por mais uma temporada. Porém, o Botafogo não pretende exercer o direito. Com salário considerado alto, ele é tido como nome certo na barca que zarpará de General Severiano para abrir espaço na folha salarial. O uruguaio também não sabe onde estará em 2017, entretanto gostou do Brasil e pode continuar pelo país. O Bahia não confirma, mas é um dos interessados caso suba para a Primeira Divisão.

FLAMENGO X BOTAFOGO
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: sábado, às 17h (de Brasília)
Escalação provável (Flamengo): Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Diego, Gabriel e Fernandinho; Guerrero
Escalação provável (Botafogo): Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, Lindoso (Diogo Barbosa) e Camilo; Neilton e Pimpão (Sassá)
Desfalques (Flamengo): Everton e Ederson
Desfalques (Botafogo): Jefferson, Luis Ricardo, Saulo e Canales (DM)
Pendurados (Flamengo): Alan Patrick, Muralha, Diego Ederson, Emerson, Everton, Léo Duarte, Mancuello, Marcelo Cirino, Rafael Vaz e Réver.
Pendurados (Botafogo): Sassá, Sidão, Carli, Emerson, Neilton, Rodrigo Pimpão, Bruno Silva, Dudu Cearense, Emerson Silva, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca e Tanque
Transmissões: Premiere 1 e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Edinho); Globo FM 98,1, Globo AM 1220, CBN FM 92,5 e CBN AM 860 (com Luiz Penido, Eraldo Leite e Dé)
Arbitragem: Jean Pierre Lima (RS) apita o jogo, auxiliado por Kléber Lúcio Gil (SC) e Fabrício Vilarinho (GO).

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2016/11/carrascos-nos-fla-x-bota-2016-cirino-e-salgueiro-se-reencontram-em-baixa.html

Share this content: