| Futebol

Carta Aberta a Zé Ricardo

flameng - Carta Aberta a Zé Ricardo

Caríssimo Sr. José Ricardo Mannarino,

há tempos gostaria de enviá-lo uma carta através deste espaço democrático (espero que ela possa chegar a seu conhecimento – eu ficaria muito honrado de tê-la lida por você). Decisão tomada, achei essa ocasião muito propícia para, enfim, dedicar-lhe algumas linhas singelas e outras um tanto quanto ácidas (perdoe-me a sinceridade). Devo destacar aqui que não o conheço pessoalmente, por isso essa homenagem apenas reflitirá minhas impressões sobre sua pessoa e conduta profissional do ponto de vista de um cidadão flamenguista que, além de torcer incondicionalmente quando a bola rola, sabe separar o joio do trigo na hora das análises necessárias ao crescimento técnico e tático da equipe. Veja bem, não sou um profissional do esporte, mas considero que mais de quatro décadas acompanhando o Mengão (praticamente regulamos em idade) e o futebol como um todo tornou-me, mesmo que empiricamente, uma pessoa ponderada e justa nas análises das situações relativas às partidas e concernentes ao futebol apresentado pelas equipes formadas ao longo dos anos pelo Clube Mais Querido do Brasil.

Primeiramente gostaria de agaradecê-lo pelos muitos anos de serviços prestados ao Mengão. Desde o futsal (de 1998 a 2004), passando por todas as divisões de base em campo (de 2005 a 2016 – com um hiato de 2009 a 2011 no Audax-RJ), já se vão 17 anos de dedicação e trabalho árduo no Flamengo. Devido a este fato, considero você um profissional dedicado e honesto, haja vista a extensa ficha corrida de mais de uma década e meia dedicadas ao Mengão, além de perceber que você tem virtudes e convicções, cujas quais são embasadas nas apreciações durante os treinamentos e muito estudo da didática e técnicas envolvendo o antigo esporte bretão. Aos colegas mais atentos, salta aos olhos a sua evolução como treinador profissional ao longo deste quase um ano à frente do elenco principal, mesmo sendo o cargo que ocupa alvo de muita especulação, cobiça e vitrine tanto para o bem como, principal e precipuamente, para o mal. Continue assim Zé. Voce tem o meu respeito e de todo rubro-negro sensato.

Acredito que toda a Nação está em festa e grata a você, a toda a comissão técnicae à diretoria por fazer do Flamengo um time forte novamente. Hoje, podemos dizer indubitavelmente que o time tem uma cara, um modus opernadi, um sistema efetivo de jogo. E podemos observar isso desde as categorias de base que jogam do mesmo jeito. Isso é fundamental para que os meninos, ao serem alçados aos elencos superiores, possam subir já acostumados à maneira do time atuar, restando apenas amadurecimento pessoal e profissional além do restante da formação física necessária para tornarem-se atletas profissionais na melhor aplicação da palavra. Muito obrigado por vocês, do clube, continuarem o trabalho idealizado por Muricy Ramalho. Isso foi efetivamente alicerçado através da sua batuta, transformando um time desarrumado numa equipe sólida tanto defensiva quanto ofensivamente. Lógico que existem falhas, principalmente individuais, que invariavelmente ameaçam colocar o excelente trabalho na berlinda. Mas quem tem a mínima noção de futebol consegue enxergar evolução e amadurecimento na medida em que o trabalho vai sendo realizado.

Hoje somos um time em construção, óbvio, mas a cada dia mais lapidado (considere essa construção em todos os aspectos, alusiva inclusive aos jogadores indo e vindo nas fatais janelas de negociação abertas no meio dos campeonatos). Essa lapidação deve ser uma constante, pois quanto mais sucesso, mais somos observados, analisados, estudados pelos ótimos adversários que tentarão, dia após dia, fazer frente a nosso esquadrão. Temos uma filosofia de atuação, um jeito de jogar. Somos sólidos. Vendemos muito caro nossas derrotas, muitas das quais devido ao nosso poder de finalização que não se encontra (na minha opinião) à altura da tática e da técnica que a equipe apresenta. Ainda faltam alguns ajustes, como por exemplo na compactação da equipe como um todo e durante toda a partida. O time tem apresentado descompactação em muitos momentos dos jogos, onde ficamos mais expostos defensivamente e, consequantemente, não atacamos com a incisividade necessária. Mas isso são ajustes finos que você com certeza já percebeu e, afinal de contas, os jogadores do elenco sabem quais as funções táticas que devem desempenhar. Você sempre os orienta bem. Você é o responsável por essa evolução e por nos brindar com um Flamengo absurdamente forte. Permito aqui arriscar que este Flamengo é o mais forte e sólido desde a Era ZIco.

Por este e por vários outros motivos, venho aqui declarar meu apoio incondicional a você. Continue assim: humilde, estudioso, responsável, honesto, bom caráter, boa gente, educado, atencioso com todos, ciente de nossas virtudes e, principalmente de nossas carências. Não há melhor pessoa para comandar o futebol do Mengão do que você mas, como sempre, devo fazer aqui algumas ressalvas quanto a alguns fatores cujos quais considero extremamente importantes para o crescimento pessoal de todos nós. Ouça mais o povão, pondere e considere mais as suas demandas, pois na maioria das vezes, a visão externa nos aponta um caminho ou uma saída que a proximidade torna oculto aos nossos olhos.Considere a utilização dos meninos tão bem formados e capitaneados por você nas divisões de base. Não se furte a utilizá-los com receio de queimar etapas. Digo isso para os garotos que já se profissionalizaram e que trilharam todo um caminho desde as categorias inferiores. Eles estão acostumados à pressão. Já são homens! E como tal, devem ter todas as chances de mostrarem seu valor quanto outros atletas emprestados ou mesmo pertencentes ao Flamengo que não estão rendendo tudo o que podem, ou até mesmo quase nada. Como gostaríamos de ter a certeza de que Vizeu, Matheus Sávio, Ronaldo, Cafu, Paquetá, Thiago, entre tantos, serão chamados para entrar em campo quando de uma substituição ou terão o prazer imenso de lerem seu nome na escalação titular do Mengão! Tenho a certeza de que esse é o maior anseio de toda a imensa Nação Rubro-Negra e que você também irá ponderar com muito carinho mais esse apelo!

Para finalizar, deixarei aqui minhas congratulações pelo título carioca conquistado anteontem. Meus parabéns! Que ele sirva de lição para o futuro e seja a base de uma fundação sólida, onde possamos depositar as várias taças que conquistaremos num futuro breve. Com essa conquista deve ter saído um peso imenso de seus ombros e certamente deixará o trabalho menos suscetível a pressões, afinal de contas você está apenas começando a escrever sua história como treinador principal. E você o faz de forma brilhante, primeiro pela pessoa generosa que é, segundo pela consistência de seu trabalho e, finalmente, coroando este início de trabalho com o título carioca. Concentre-se na seguinte tríade: seja eficiente (quando o time joga com excelência e domina a partida), eficaz (quando as bolas entram e o time consegue as vitórias) para tornar-se efetivo (aliando a eficiência com a efecicácia) e conquistar todas as taças que disputarmos. Seu caminho já está muito bem pavimentado. Todos nós, torcedores, estamos aguardando ansiosos e esperançosos o início do Brasileirão e da Copa do Brasil para que continuemos vendo nosso Flamengo nas mãos de um técnico jovem, estudioso, tranquilo e perfeitamente capaz de nos levar a conquistas gloriosas.

Grande abraço meu camarada! Que Deus continue o abençoando e enchendo sua vida de júbilo, saúde, paz, harmonia e muita luz! Que você continue com essa perseverança, caráter, honestidade, generosidade e, acima de tudo a perspicácia que o tornará, sem sombra de dúvidas, em um dos maiores técnicos do Brasil. Estamos juntos! Desejo tudo o que há de melhor a você e a toda sua família! Que você continue sendo nosso grande líder à beira do gramado, honrando nosso Manto Sagrado e tornando a história do Clube de Regatas do Flamengo cada vez mais bonita e vitoriosa. Muito obrigado por tudo! Estes são os votos de um flamenguista que apresndeu a respeitá-lo como líder, como cidadão, como profissional e como o homem de caráter que você sempre mostrou que é. Toda a sorte do mundo, querido Zé Ricardo! Saudações Rubro-Negras e fique com Deus sempre!

Um abraço fraterno e singelo,
Fabio Monken.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/05/carta-aberta-ze-ricardo/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

1 Comentário

AndersonHá 3 meses

Tenho certeza que esse é o sentimento de todos aqueles que têm o Discernimento de tudo o que está acontecendo com o MAIOR DO MUNDO. Parabéns ao Fábio Monken e PARABÉNS ao nosso Zé Ricardo!

Carregar mais