O Flamengo deve fechar o ciclo de contratações da temporada 2016 com a chegada de mais um meia. O sonho é Diego Ribas, ex-Fenerbahçe, que está sem clube no momento. Caso o jogador seja contratado, o clube completará 15 reforços no ano. Não é pouco para um elenco que ainda vem oscilando muito semana após semana.

O recém-chegado Leandro Damião é o mais novo integrante do grupo de reforços do Fla. O 14º reforço, que chegou para ser a sombra de Paolo Guerrero, não será o último a desembarcar na Gávea. Mesmo que a questão financeira dificulte um acerto com Diego Ribas, impedindo sua contratação, a direção deve procurar outro meia no mercado.

O desempenho dos 14 reforços contratados até agora é variado. Dois nem estrearam – o zagueiro Antônio Carlos e o lateral Arthur Henrique. Outros como o goleiro Alex Muralha, o zagueiro Juan, o lateral Rodinei e o volante Willian Arão, dentro de suas possibilidades, firmaram-se como opções confiáveis. Os gringos Cuéllar e Mancuello tem o carinho da torcida, mas perderam espaço com Zé Ricardo. Atletas como Rafael Vaz, Réver, Chiquinho e Fernandinho ainda precisam ser mais testados, enquanto Damião e Donatti, os mais recentes, esperam por sua vez.

O fato é que, para um clube que se reforçou em peso – tanto em quantidade, como em qualidade – o Flamengo ainda carece de uma regularidade maior dentro da temporada.