CBF retira pontos da vitória do Fla e árbitro também será indiciado

Fluminense reclama de interferência de arbitragem no clássico Fla-Flu (Foto: Nelson Perez/Divulgação)

O Flamengo oficialmente perdeu três pontos no Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) atualizou a tabela de classificação do Brasileirão e retirou a pontuação da vitória rubro-negra no clássico sobre o Fluminense, na última quinta-feira, após o Tricolor pedir a anulação da partida no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Árbitro do confronto, Sandro Meira Ricci também foi indiciado pelo órgão.

Desta forma, a vitória do Flamengo por 2 a 1, conquistada na última quinta-feira, fica suspensa até a decisão do tribunal. Com isso, o Rubro-Negro volta aos 57 pontos ganhos e tem agora um jogo a menos que os rivais. Já o Flu permanece com 46 pontos ganhos. A alteração influencia drasticamente a luta pelo título do Campeonato Brasileiro, já que, neste momento, o Palmeiras abriu sete pontos de vantagem na liderança do torneio.

A operação está dentro dos termos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que em seu artigo 84, explica que o pedido de anulação é encaminhado ao presidente do STJD, que decide se o indefere por inépcia ou ilegalidade, ou se dá seguimento à ação. O julgamento final do caso deve acontecer até o dia 15 de novembro, mas existe a possibilidade de ser antecipado.

(Foto: Gilvan de Souza/Divulgação)

O pedido de anulação do Fluminense foi motivado por conta de uma confusão provocada após um gol do zagueiro Henrique, que decretaria o empate por 2 a 2. No primeiro momento, o auxiliar de arbitragem anulou corretamente o gol, já que o beque estava impedido. Em seguida, o árbitro voltou a atrás e validou o tento do Flu.

Leia mais:

Flamengo evita desespero por perder pontos após decisão do STJD

Jogadores do Fluminense querem recuperar pontos diante do Coritiba

Por fim, após uma confusão que durou 13 minutos e precisou contar até mesmo com a presença da Polícia Militar para proteger o trio de arbitragem, o árbitro Sandro Meira Ricci acabou decidindo pela anulação do gol, gerando a revolta dos tricolores. Nesta terça-feira, Ronaldo Piacente, presidente do STJD, avisou que Ricci também foi indiciado pela procuradoria.

“A arbitragem inclusive já tem uma denúncia da procuradoria. O árbitro vai ser denunciado, o procurador já me informou. Além disso, eu também pedi para que fosse avaliada toda essa invasão que teve e que não foi relatada pelo árbitro – que depois acrescentou o fato à súmula – porque aquelas pessoas não poderiam estar ali naquele momento em cima do árbitro, naquela confusão, então pedi para que isso também seja apurado”, disse Ronaldo Piacente, ao Sportv.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.com/campeonato-brasileiro-serie-a/cbf-retira-pontos-da-vitoria-do-flamengo-e-arbitro-tambem-sera-indiciado/

Share this content: