Chegou a hora: Guerrero terá futuro definido em julgamento nesta quinta

Chegou a hora: Guerrero terá futuro definido em julgamento nesta quinta

Esta quinta-feira, dia 3 de maio, será decisiva para o futuro do atacante Paolo Guerrero. A partir das 3h45 (de Brasília, 8h45 do horário suíço), o jogador vai saber se será suspenso por mais tempo ou se estará liberado pra retornar aos gramados e realizar o sonho de jogar uma Copa do Mundo pela seleção do Peru. O julgamento acontece em Lausanne, na Suíça e será em última instância.

Coincidentemente, a partir do primeiro minuto do dia 3, Guerrero já está liberado para retornar aos gramados. Nesta quinta-feira, se encerra a primeira suspensão de seis meses, imposta pela Fifa, após o peruano ser flagrado com benzoilecgonina, em sua urina, principal metabólito da cocaína, em outubro, após jogo da Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Em julgamento, Paolo Guerrero será defendido pelo advogado espanhol, Juan de Dios Crespo Pérez, conhecido como "Messi do Direito", além do brasileiro Bichara Neto, que viajou na segunda-feira para o Velho Continente ao lado do bioquímico, LC Cameron. O profissional será responsável por atestar a tese da ingestão do chá de coca acidental, para absolver o atacante de uma punição mais severa.

Punido inicialmente por um ano, a defesa do jogador conseguiu diminuir a pena para seis meses, algo não tolerado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). Segundo o órgão, a Fifa "pegou leve" com o atacante e a punição - ainda mais por ingestão de coca - deveria ser prolongada. O julgamento final aconteceria em março, mas acabou adiado.

Três nomes estarão na comissão julgador, que definirá - muito provavelmente - por unanimidade se os seis meses já cumpridos foram justos ou se Guerrero deve ficar mais tempo longe dos gramados. 

De qualquer maneira, o resultado ainda não tem data definida para sair. Mesmo após o julgamento, a comissão julgadora pode demorar um longo período para divulgar a decisão. Se acontecer apenas na próxima semana, Guerrero terá condições de atuar no domingo, dia 6 de maio, diante do Internacional, pelo Brasileiro, já que sua suspensão chega ao fim nesta quinta.

Se considerado culpado na próxima semana, a suspensão começa a valer a partir do dia que a decisão for divulgada. Paolo Guerrero retornará ao Brasil no sábado. Liberado ou não, dificilmente deve estar em campo no Maracanã. Se confirmado que pode retornar, sua reestreia pode acontecer no dia 10 de maio, diante da Ponte Preta, no Rio de Janeiro, pela Copa do Brasil.

O Flamengo observa e Guerrero torce para seus advogados convenceram os julgadores. Será sua única chance de disputar uma Copa do Mundo, haja visto que ele completa 35 anos este ano. E esse é o seu grande sonho. Quanto ao Flamengo, ele pode ser muito útil ainda, mesmo com vínculo até 10 de agosto e sem definição para renovação.