| Futebol

Cinco personagens que resumem a trajetória do Flamengo nesta Copa do Brasil

Time rubro-negro passou por altos e baixos e já esteve à beira da eliminação

A campanha do Flamengo até o segundo jogo decisivo da final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, às 21h45m desta quarta-feira, foi marcada por altos e baixos. Em vez de tranquilidade, o time rubro-negro sofreu até quando esteve à frente do placar, e precisou administrar uma gangorra de emoções até estar a um resultado do título.

LEIA TAMBÉM: Everton pode ser titular do Flamengo após se recuperar de lesão

O GLOBO listou cinco jogadores importantes na campanha, e cujos desempenhos ajudam a entender por que o Flamengo está na briga pelo troféu - e por que a sensação é de que tudo foi tão difícil.

1. Matheus Sávio

Revelado na base rubro-negra, o meia-atacante de 20 anos estava queimado na torcida do Flamengo desde a eliminação da Libertadores, no mês anterior, contra o San Lorenzo: naquela partida, ele havia entrado no segundo tempo e tido atuação apagada. Na Copa do Brasil, porém, Matheus Sávio virou herói quase por acaso.

Muito pressionado, o garoto entrou no segundo tempo da partida de volta contra o Atlético-GO, pelas oitavas de final. Àquela altura, o empate em 1 a 1 classificava o Flamengo, que havia empatado sem gols na ida, mas o time goiano era superior e levava perigo. Aos 34 do segundo tempo, Matheus Sávio tentou cruzar na área, a bola desviou no caminho e acabou no fundo da rede (lembre no vídeo abaixo).

2. Guerrero

Com dois gols, o peruano é o artilheiro do Flamengo nesta Copa do Brasil. E balançou a rede em momentos decisivos fora de casa, nas oitavas e nas quartas de final, contra Atlético-GO e Santos. Diante dos paulistas, Guerrero ainda mostrou seu lado "garçom": foi dele um belo passe para Everton abrir o placar na Ilha do Urubu, no jogo de ida.

3. Rafael Vaz

Reserva no jogo de ida das quartas de final, o zagueiro chamou atenção contra o Santos na partida de volta, no Pacaembu. Mas não pelos melhores motivos.

O Flamengo vencia por 2 a 1 e se encaminhava para uma classificação tranquila, depois de ter feito 2 a 0 na primeira partida, quando Rafael Vaz tentou uma saída arriscada e cedeu escanteio ao Santos. Copete marcou de cabeça, empatando o placar e incendiando a partida. Até os colegas de equipe de Vaz criticaram o zagueiro em campo.

Já no quarto gol santista, que deixou o Flamengo à beira da eliminação, Vaz se atrapalhou com o goleiro Alex Muralha em uma bola alçada na área. Bastante criticado, o zagueiro acabou barrado por quase um mês.

4. Alex Muralha

O goleiro é, talvez, o maior símbolo do caminho truncado do Flamengo até a decisão da Copa do Brasil. Muralha ainda era titular nas oitavas de final, contra o Atlético-GO. Depois, perdeu o posto ao longo do Brasileiro. Mas reapareceu no jogo de volta das quartas de final, em uma inesperada derrota por 4 a 2 contra o Santos. Criticado por falhas no segundo e quarto gols, Alex ainda ganhou um voto de confiança no jogo de ida da semifinal, quando o treinador ainda era Zé Ricardo.

Só que o goleiro acabou expulso injustamente, no fim da partida, depois de uma dividida com Carli, do Botafogo - que também recebeu vermelho. Com isso, foi desfalque na vitória por 1 a 0 no jogo de volta, já sob o comando de Reinaldo Rueda.

O treinador colombiano decidiu manter Thiago no primeiro jogo da decisão contra o Cruzeiro, e o jovem goleiro também falhou. Para piorar, sofreu uma fratura no punho. Com isso, Muralha retorna ao gol no segundo jogo da final.

5. Diego

O meia vinha sendo mais coadjuvante do que protagonista na Copa do Brasil - isso até a semifinal contra o Botafogo. Em dois jogos acirrados, mal havia espaço para finalizar. Diego resolveu o problema faltando 20 minutos para o fim do mata-mata, aparecendo livre na área para completar uma ótima jogada de Berrío.

Aquele foi o único gol de Diego nesta Copa do Brasil, mas bastou para levar o Flamengo à final. No jogo desta quarta-feira, no Mineirão, o craque do meio-campo rubro-negro estará à espera de nova chance como essa - desta vez, valendo título.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/cinco-personagens-que-resumem-trajetoria-do-flamengo-nesta-copa-do-brasil-21871057

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.