| Futebol

Clássico de um interessado: Botafogo e Flamengo se enfrentam em Manaus

Jogo longe do palco natural terá equipe reserva do Rubro-Negro, de olho na Copa do Brasil, e o Alvinegro em desespero para somar pontos e tentar fugir do rebaixamento

Dois dias depois de completar 345 anos, Manaus vai ter uma celebração esportiva. A capital amazonense recebe neste sábado, às 21h de Brasília (19h locais), o clássico entre Botafogo e Flamengo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, com todos os ingressos da Arena Amazônia vendidos. Mas dentro de campo, o clima festivo passa longe. Enquanto o Alvinegro encara a partida como uma de suas oito decisões para a fuga do rebaixamento, o Rubro-Negro poupará a maior parte de seus titulares, já que o foco principal é o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, na próxima quarta-feira.

saiba mais
  • Veja a classificação da Série A do Brasileiro
  • Ingressos esgotados a 11 dias do clássico

O Botafogo lançou mão da calculadora: para escapar do rebaixamento, a equipe precisa conquistar pelo menos 16 dos 24 pontos que vai disputar em suas últimas oito partidas pelo Campeonato Brasileiro. Por isso encara o clássico deste sábado como uma de suas decisões até o fim da temporada. Após perder por 2 a 0 o confronto direto contra o Coritiba, no Couto Pereira, a equipe comandada por Vagner Mancini percorreu quase 3 mil quilômetros até Manaus em busca da vitória. A tendência é que o treinador faça uma modificação no meio-campo, promovendo a volta de Carlos Alberto.

A zona da confusão continua fazendo parte do discurso de Vanderlei Luxemburgo, mas, com uma atitude que valeu mais do que qualquer palavra, o treinador já mostrou que o foco do Flamengo na reta final de 2014 é outro. Com 40 pontos, o Rubro-Negro é o 11º colocado, bem distante do risco de rebaixamento, e viajou para Manaus quase que somente com reservas. Dos titulares que venceram o Inter, quarta-feira, apenas Paulo Victor, Samir, Gabriel e Eduardo da Silva estarão em campo, enquanto o restante permaneceu no Rio de Janeiro se preparando para o duelo com o Atlético-MG, pela semifinal da Copa do Brasil.

Monategm Jefferson e Paulo Victor (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado / O Globo)Jefferson e Paulo Victor são dois dos principais destaques (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado / O Globo)


Luxa, por sua vez, garante que a atitude não diminui em nada a importância do clássico para os rubro-negros. Precisando de seis pontos para se livrar matematicamente do risco de queda, o Fla se motiva na empolgação do torcedor para seguir em boa fase e complicar ainda mais a vida do Botafogo. No desembarque em Manaus e no treinamento realizado no estádio Jornalista Carlos Zamith, milhares de flamenguistas manifestaram apoio ao time, deixando claro que não há espaço para relaxamento no duelo da Arena Amazônia.

O Premiere, PFC HD e PFCI transmitem o jogo. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos, a partir das 19h horas (de Brasília).

HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)




Botafogo:  Vagner Mancini fará pelo menos uma substituição para o clássico. Bolatti é o principal candidato a substituir Airton, suspenso. Também no meio-campo, Carlos Alberto pode ter uma chance, com Jobson voltando ao banco de reservas. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Jefferson, Regis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Gabriel, Bolatti, Ramírez e Carlos Alberto (Jobson); Wallyson e Rogério.

Flamengo: mesmo com apenas quatro titulares, Vanderlei Luxemburgo vai manter a disposição tática de sua equipe e aposta na velocidade de Gabriel e Nixon para repetir o sucesso do segundo tempo da vitória sobre o Inter, no Maracanã. A grande novidade é o retorno do lateral-direito Léo, que não atua desde a abril. A tendência é que o Fla entre em campo com Paulo Victor, Léo, Marcelo, Samir e Anderson Pico; Amaral e Muralha; Luiz Antonio, Eduardo da Silva e Gabriel; Nixon.

HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)



Botafogo: o volante Airton cumpre suspensão automática. O atacante Bruno Corrêa está em processo de recondicionamento físico após lesão.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo deixou Léo Moura, Chicão, Cáceres, Canteros e Everton no Rio de Janeiro para que recuperem a parte física de olho no duelo com o Atlético-MG, pela Copa do Brasil. João Paulo, suspenso, é outra baixa; assim como a dupla Wallace e Paulinho, que segue no departamento médico. Por fim,  Alecsandro passou por uma cirurgia no rosto e não deve mais atuar este ano.

header pendurados 690 (Foto: arte esporte)



Botafogo: Airton, Gabriel e Rogério

Flamengo: Chicão, Lucas Mugni, Luiz Antônio, Marcelo, Márcio Araújo e Victor Cáceres

Header arbitragem o arbitro 690 (Foto: Arte / Globoesporte)




info árbitros Ricardo Marques Ribeiro (Foto: Editoria de Arte)





Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.