“Classificação Real”: Flamengo cai pra terceiro e Atlético-MG empata na liderança

A rodada do fim de semana foi marcada por mais dois erros graves de arbitragem que, por coincidência, acabaram favorecendo os dois líderes do Campeonato Brasileiro. E isso provocou uma alteração na liderança da “classificação real” feita pela Goal na semana passada, que tenta desconsiderar as interferências mais importantes dos juízes no torneio nacional.

Como o Atlético-MG foi o único a vencer seu confronto sem uma falha dos homens do apito, a equipe mineira acabou se juntando ao Palmeiras na liderança da tabela. No levantamento feito pela Goal, os paulistas somaram apenas um ponto contra o Sport, já que um pênalti claro não foi marcado para os pernambucanos.

O Verdão, inclusive, se distancia na primeira posição de um ranking incômodo: o de clubes com mais pontos “recebidos” pela arbitragem, ou seja, com erros que determinaram diretamente no resultado do jogo. Como muitos torcedores palmeirenses destacam também, é fato que boa parte dos erros que o time alviverde sofreu contra acabaram acontecendo em vitórias da equipe e por isso acabam não entrando nesta contagem.

O Fla caiu da primeira para a terceira colocação, já que Guerrero fez um gol impedido e evitou a derrota contra o Corinthians. Pela “classificação real”, o Timão leva a vitória nesta partida e sai do saldo zero, aparecendo agora como um dos times que mais perderam pontos com falhas de juízes.

Outros dois erros da 32ª rodada acabaram por não interferir na nossa tabela, mas não deixam de ser importantes: as expulsões injustas de Kléber, do Coritiba, contra o Fluminense, e do colorado Rodrigo Dourado, no GreNal.

Sobre a “Classificação Real”

A Goal vem registrando, rodada a rodada, as falhas mais decisivas dos árbitros e resolveu fazer um exercício de imaginação de como poderia ser a classificação do BR16 se eles não existissem. Para fazer essa simulação, os parâmetros foram objetivos: gol impedido ou com outra irregularidade é anulado, gol mal-anulado é validado, pênalti não-marcado é considerado como gol (já que é a oportunidade mais clara que o jogo apresenta) e pênalti inexistente tem seu gol desconsiderado.

Com isso, chegamos ao resultado “real” que a partida deveria ter e somamos ou diminuímos pontos na tabela de acordo com esse novo placar. Feito o trabalho, chegamos a tal "classificação real" e as alterações de posições na tabela.

É claro que as influências de arbitragem são muito mais complexas e mudam completamente o andamento das partidas, sem contar que existem outros tipos de equívocos, como expulsões (erradas ou não dadas). O objetivo da Goal é apenas mostrar de uma forma mais descontraída algo sério: como os erros de arbitragem influenciam diretamente na luta por título.

Acima, você tem a galeria com todos os erros mais importantes de arbitragem no BR16 e, abaixo, a comparação das duas classificações.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/classifica%C3%A7%C3%A3o-real-flamengo-cai-pra-163017681.html

Share this content: