O Maracanã será devolvido pelo Comitê Rio 2016 no próximo dia 30 de outubro e, a partir de então, seu futuro passa a ser um mistério. De acordo com o ​GloboEsporte.com, aOdebrecht, concessionária que administra o estádio, já sinalizou que pretende devolvê-lo ao Estado. O governo, por sua vez, quer evitar novos gastos e manter o local sob responsabilidade da empresa.

Em meio à indefinição, Flamengo e Fluminense tomam posições diferentes. O Rubro-Negro quer uma nova licitação para entrar como um possível administrador do Maracanã, mas para isso vê a necessidade de um parceiro. Como ainda não se sabe se será possível que os clubes briguem oficialmente pela concessão do estádio, o Fla não possui nenhum acordo oficialmente alinhavado.

Por outro lado, o Fluminense não quer que um novo edital seja lançado. O Tricolor possui um contrato vantajoso com a Odebrecht válido por mais 32 anos, e não tem interesse em modificá-lo. Embora queira devolver o Maracanã, a concessionária também quer evitar uma nova licitação, uma vez que o nome da empresa está envolvido na Operação Lava Jato e não seria interessante se envolver em mais uma briga jurídica.

O Estado também não tem interesse em abrir o Maracanã para disputa novamente. O processo burocrático de uma segunda licitação requer tempo e desgaste político, e o atual governo não está disposto a passar por isso, especialmente em meio à grave crise financeira.

​​