| Futebol

Coluna do Torcedor: “A polêmica do camisa 5”

flameng - Coluna do Torcedor: “A polêmica do camisa 5”

Estamos em um processo de reformulação do elenco do Flamengo, e alguns jogadores que não contribuíram de forma relevante dentro de campo, não irão se manter no elenco.

O Flamengo viveu durante a sua história, momentos que nos permitiram dizer que era em casa que fazíamos os craques que nos davam alegrias.

Temos que usar da humildade para assumir que isso não existe mais, e que esse momento passou. Tomando o lugar uma filosofia em que as diretorias – incluindo a atual – apenas priorizam a valorização de jogadores de outros clubes – alguns péssimos por sinal.

Tivemos a entrada da empresa “Double Pass”, esta que nos ajudará na estruturação de nossa divisão de base, para que possamos melhorar a qualidade do desenvolvimento de nossos jogadores; mas não será empresa alguma que conseguirá dizer ao Flamengo para dar espaço para os jogadores novos. Teremos que fazer sozinhos.

Pois bem, voltando a questão.

Sei que muitas especulações estão surgindo, mas gostaria de falar sobre uma posição que é muito importante para qualquer time que jogue em velocidade: o camisa 5.

Sobre o Márcio Araújo – este que já está acertado com o Flamengo -, precisamos dizer que ele é um bom jogador para compor o elenco e, que fez por merecer se manter no Flamengo. Se não fosse o pulmão dele, o Flamengo teria perdido muitos mais pontos na reta final do brasileiro, pois os jogadores não conseguiram segurar o desgaste físico, então não aguentariam dividir a marcação – coisa que o Márcio faz o tempo todo.

Ao questionarmos o Márcio Araújo precisamos pensar em outros jogadores que foram inúteis; enquanto Márcio foi útil. O Cirino por exemplo.

Dá para entender o fato da diretoria ter mantido o Márcio na equipe, mas se vai trazer o Rômulo, então eu já entendo a ação como equivocada.

A vinda do Rômulo, me parece uma amostra clara de que o diretor de futebol e o técnico – este que permitiu a contratação -, não entende o Márcio Araújo como um jogador que preencha da melhor forma a posição. O Flamengo deseja contar com um jogador de nível de seleção e que seja acessível, então o terá. O Rômulo é esse jogador para ser titular.

A grande questão, é que existe o Ronaldo pedindo passagem. Para quem não teve acesso ao futebol deste jogador, entendam que ele será um jogador de seleção brasileira.

– Ele é um meia que marcar e não o oposto;
-Faz a bola correr e não fica correndo atrás da bola o tempo todo – a não ser na cobertura dos laterais;
– Faz passes longos;
– É calmo;
– Atua bem com uma marcação por zona;
– Joga com a cabeça levantada;
– Não se movimenta inutilmente;
– Lê o jogo e se posiciona para obter a posse de bola.

O problema dessas ações é que, a menos que haja uma contusão de um desses jogadores, o Ronaldo não jogará nesse ano. Não se firmará e não poderá ser o camisa 5 que estamos gastando dinheiro para encontrar; assim como fizemos com o Jorge, e estamos fazendo com o Vizeu.

Sobre o Cuéllar, ele não é um camisa 5, mas um segundo volante. Ele apóia demais e nos treinos fica evidente que a zaga fica exposta; ele é um substituto para o William Arão, porém ele não fez uma boa temporada e como tínhamos 3 meias de qualidade, eles acabavam entrando no lugar do Arão.

Conclusão:

Se estamos para fechar com o Rômulo – parece que já está tudo acertado -, o Márcio Araújo não é mais útil. Digo isso, porque o Flamengo precisa não só gastar com jogadores, mas deixar que jogadores de alto nível revelados pelo clube joguem – e o Ronaldo é esse caso – para que possamos vender esse jogador ao invés de emprestá-lo de graça e perder dinheiro.

Lembremos que esse tabu de que é muito novo, não existe para o grande jogador. E o Ronaldo faz parte desse caso.

Hugo Silva


Faça como o Hugo Silva, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para torcedor@colunadoflamengo.com, que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/12/coluna-do-torcedor-polemica-do-camisa-5/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.