Coluna do Torcedor: “O injustiçado Juan”

Após dois jogos da libertadores e muitos do carioca, se tornou quase unânime que Rafael Vaz não merece ser zagueiro titular do flamengo, especialmente após o erro grave contra a Universidad Católica. Já estão chamando ele de zagueiro Habib’s, que entrega em menos de meia hora. E nisso, vem a questão: quem deveria jogar no lugar dele como parceiro do Réver? Pra maioria da torcida parece que o Donatti é a melhor opção, pela experiência e pelo preço que se pagou nele. Mas será mesmo?

Sem desmerecer o zagueiro argentino, mas acho que a torcida tem desvalorizado o outro grande zagueiro que temos no banco, o zagueiro craque Juan, formado no flamengo, com sucesso na Europa e na seleção e agora, veterano. Não dá pra negar que ele tem idade bastante avançada pra jogador profissional e não é mais o mesmo de outrora, porém há bons argumentos para que ele volte a ter lugar no time.

Em primeiro lugar, devemos olhar para o que foi o 2016 dele. Titular do início do ano até a metade fazendo dupla com Wallace, se destacou pela segurança que passou, com uma regularidade muito boa, mostrando a qualidade nas antecipações que o consagrou. Após uma lesão, foi mal em jogo contra o Botafogo e a partir daí foi reserva do Vaz, que ganhou a vaga com merecimento então pelas boas atuações. A partir daí, pra mim, inexplicavelmente, a torcida em grande parte passou a se referir ao Juan como um zagueiro lento que pela idade não tinha mais condições de jogar pelo flamengo, e se opuseram bastante a renovação de seu contrato. Logo me vem a cabeça Leonardo Silva, zagueiro titular do Atlético Mineiro que embora uma vez ou outra foi criticado pela falta de velocidade(em um time que jogava muito mal protegido), no geral ainda é considerado um dos bons zagueiros atuando aqui no Brasil. Ele tem a mesma idade do Juan, e o Juan no auge foi muito mais zagueiro do que ele.

Talvez seja querer demais pensar no Juan jogando em alto nível a temporada inteira, o calendário é cruel e as lesões acontecem, o próprio Zé Ricardo recentemente elogiou demais o jogador mas pontuou essa questão, mas será que não é possível que o Juan seja o zagueiro titular da libertadores, onde sua experiência contará muito, e de outros jogos importantes apenas? Existe uma questão de entrosamento da zaga, mas é totalmente possível ter duas zagas que possam jogar bem juntas.

Outra questão importante é o fato dele jogar com naturalidade pelo lado esquerdo da zaga, onde joga o Vaz, mesmo sendo destro. Comparando com o Donatti, ele leva vantagem nesse quesito. A saída de bola do Juan também é a melhor dentre os zagueiros do elenco, então talvez seja o fim dos 8261 lançamentos errados por jogo.

Por fim, o gol que ele marcou há pouco tempo contra a Portuguesa-RJ nos lembrou uma marca da primeira passagem do zagueiro pelo flamengo, a força na bola aérea ofensiva. Acredito que essa será uma arma importante durante o ano, que o Donatti também pode oferecer, é verdade. Mas fora da libertadores há o limite de gringos que pesará contra o argentino.

Tudo isso me leva a crer que Juan merece mais moral com a torcida e mais espaço no time, é um grande zagueiro que pode fazer a diferença nesse ano onde há expectativa de grande conquistas, e que não daria uma entregada à la Vaz sob nenhuma circunstancia. Por isso, #juantitular

SRN

Nick Sousa


Quer ver seu texto também publicado na Coluna do Torcedor? Envie para redacao@colunadoflamengo e aguarde nossa resposta!


A coluna acima é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a mentalidade do Coluna do Flamengo.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/coluna-torcedor-o-injusticado-juan/

Share this content: