Coluna do Torcedor: “Quem tem medo de perder, não merece a vitória”

Já fui massacrado neste site por dar a minha opinião sobre as péssimas substituições feitas pelo Zé Ricardo quando a gente tinha o jogo nas mãos. Foi assim contra o Santa Cruz, quando ele recuou o time e, se não fosse o Muralha, o Grafite empataria; foi assim contra o Fluminense, quando dominávamos, até ele tirar o Ederson, nosso melhor jogador em campo; foi assim contra o Botafogo, quando empatamos um jogo fácil, em que chegamos a botar 3 x 1 e recuamos, a ponto de terminarmos a partida com quatro volantes.

Pois são essas inexplicáveis substituições que me fazem escrever de novo, após perdermos dois pontos preciosos com o empate diante do Atlético Mineiro. Enquanto o técnico do Galo, mesmo chamado de burro pela torcida, preferiu ousar e colocar o time pra frente, o nosso Zé Ricardo preferiu encarnar Papai Joel – ou ouvir o Jaime, sei lá! – e tirar Gabriel e Fernandinho, ambos, por incrível que pareça, jogando muito e encurralando o adversário.

A impressão que tenho, nessas horas, é que o Zé Ricardo é um espírito muito evoluído e que não deseja nunca correr o risco de humilhar alguém, mesmo que esse alguém seja um adversário. Então, se o Flamengo está jogando muito e faz um gol, ele logo pensa:

“Desse jeito, vamos fazer mais uns dois ou três gols e os pobres torcedores do time deles vão ficar muito tristes. Preciso dar um jeito nisso.” Aí, ele olha para o banco, dispensa logo o Mancuello, porque tem mania de entrar e meter gol, chama outros jogadores e desfaz o esquema que estava dando certo. Se o time empata ou perde, é chato, mas, em compensação, “não humilhamos ninguém”.

Falando sério, até o Guerrero, após o último jogo reconheceu o equívoco da estratégia do Zé Ricardo. “O Flamengo precisa continuar jogando”, afirmou.

Ele quis dizer, é claro, que precisa continuar pressionando e não recuar para ser pressionado, como tem acontecido tantas vezes logo depois de fazer o primeiro gol.

É o que falo para os meus filhos, desde que eram crianças: no esporte ou na vida, quem tem medo de perder não merece a vitória.

Mauro Veríssimo


Faça como o Mauro, envie também a sua coluna e veja seu texto publicado aqui neste espaço. Envie para [email protected], que o avaliaremos e, se aprovado, será publicado na seção “Coluna do Torcedor”.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/10/coluna-do-torcedor-quem-tem-medo-de-perder-nao-merece-vitoria/

Share this content: