Coluna do Torcedor: “Só quem sabe o que é Flamengo, saberá me dar valor!”

Pode parecer exagero elevar o confronto entre Flamengo e Corinthians como a partida que pode decidir o título brasileiro de 2016. Evidente que a matemática não valida tanta pretensão, contudo, o futebol costuma não ser fiel ao Deus número e o Flamengo nunca foi fã de prognósticos certeiros. Assim, o jogo dessa 32ª rodada é sim o jogo que irá definir se o título vai pra um time pequeno acostumado à níveis subalternos do futebol nacional e que se contentam com títulos via fax, conquistados em campeonatos que, desconfio eu, eram jogados descalços, ou se vai pra um time grande acostumado a glórias e que é o terror das “zinimigas”, como diria o grande Muhlemberg.

A convicção de que esse jogo será decisivo se deve por três simples fatores. O primeiro é que o Flamengo tem tudo pra perder no domingo, pois está no sangue vermelho e preto decepcionar a massa em momentos de grande favoritismo, estádio lotado e muita festa, e quando o Flamengo faz seu dever de casa nesses eventos com vitória garantida, é sinal de título. A segunda característica de decisão reside no DNA desse clube, pois o Flamengo não entra em reta final de campeonato disputando título pra ficar em segundo, isso está marcado na história, ou é céu ou inferno, ou arranca pra conquista, ou nem desperdiça combustível.

Por último, exatamente nessa rodada acaba-se a vida fácil do palmeiras, o jogo contra o sport encerra uma sequencia de 5 jogos onde ele enfrenta times fracos e sem forças pra tirar pontos. A partir da próxima rodada, o time paulista começa a enfrentar adversários com a mesma dificuldade do Flamengo, com uma diferença, eles não sabem lidar com a pressão e já demonstrou tal fragilidade em inúmeros episódios na sua história e nesse ano também, que culminou naquela coletiva do pouco Nobre do time paulista. Além disso, exatamente nesse jogo contra o Corinthians no primeiro turno, o palmeiras abriu 8 pontos de vantagem para o Flamengo, e nos últimos 6 jogos do 1º turno, o Flamengo abaixou essa diferença para apenas 1 ponto, ou seja, tirou 7 pontos, enfrentando os mesmos adversários que sucederão a 32ª rodada.

Assim, ganhando o jogo do Maracanã, mantém-se, no mínimo, a diferença de 4 pontos, que será facilmente detonada. Pode-se argumentar que não se pode garantir que os resultados do 1º turno se repitam, e é aí onde aumenta a certeza do título, já que no primeiro turno tiramos uma diferença de 7 pontos sem pressão alguma sobre o palmeiras, imagine quantos pontos não podem ser tirados nessa reta final, com a bola esquentando nós pés deles, devido a pressão desumana exercida pelo maior do mundo?

Robinho Ribeiro

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/10/coluna-do-torcedor-so-quem-sabe-o-que-e-flamengo-sabera-me-dar-valor/

Share this content: