Com 100º duplo-duplo de Olivinha, Fla bate Vitória e segue líder do NBB

No duelo que juntava dois dos três primeiros colocados do NBB, prevaleceu o líder. Após ser derrotado pelo Basquete Cearense na terça-feira, o Flamengo bateu o Vitória nesta quinta no ginásio do Tijuca por 98 a 87. Com a presença ilustre do ex-pivô do time pentacampeão, o americano Meyinsse, o rubro-negro carioca mostrou que o revés não abalou o elenco. Comandado por Marcelinho e Olivinha, o Fla venceu o então terceiro colocado no Novo Basquete Brasil. Do outro lado, em sua segunda temporada na elite do basquete brasileiro, o Leão chegou a encostar no placar, mas sofreu sua quarta derrota no torneio.

Sem Ricardo Fisher, o Flamengo teve como destaque Olivinha, principalmente no terceiro quarto. O pivô fez um duplo-duplo após anotar 20 pontos e ainda pegou outros 12 rebotes. Esse é o centésimo do camisa 16 no NBB, que é o primeiro jogador a alcançar o feito. Além dele, Marcelinho Machado fez outros 23 pontos e foi o cestinha. Do lado baiano, André marcou 15 pontos, enquanto que Hayes também fez seu duplo-duplo. Ele marcou 20 pontos e pegou 12 rebotes.

Com o triunfo, o Fla tem nove vitórias e uma derrota na competição e lidera. Na terça, o Flamengo joga a última partida de 2016. Jogando no Tijuca, o líder encara o Caxias na próxima terça-feira às 19h30 (de Brasília). Já o Vitória encara o Basquete Cearense no dia 07/01 às 19h (de Brasília).

Na partida que juntava dois dos três melhores times do NBB o equilíbrio foi constante no início do primeiro quarto. Mesmo com as duas equipes vindo de resultados diferentes, Flamengo e Vitória acertaram belas cestas e pontuaram logo nos segundos iniciais do duelo. Inclusive, antes da metade do primeiro quarto, foram três viradas na partida. A última do rubro-negro carioca, que com Olivinha e Ramón, em chutes de três, abriu a primeira boa vantagem no placar: oito pontos. O bom momento dos visitante fez o comandante do Leão parar a partida, mas o time baiano demorou para entrar de novo na partida. Com pontos em sequência de André e Coimbra, o Leão chegou a diminuir a distância para três pontos, mas Marcelinho Machado fez cinco pontos em sequência. No fim, Arthur Mariano deu números finais ao primeiro quarto, com triunfo do Flamengo por 25 a 20.

O começo do segundo quarto não foi muito diferente do anterior.Se JP Batista e Humberto abriram os trabalhos do Fla, André comandou o Vitória nos primeiros minutos em quadra. O que quebrou a dinâmica de ponto lá, ponto cá foi um chute de três pontos de Rafael Mineiro. Sem ser efetivo com a posse da bola, Régis Marrelli voltou a parar a partida, após Pedrinho Rava aumentar a vantagem para oito. Na volta, Mineiro voltou a fazer três pontos – arremesso de dois e lance livre convertido – , mas o Leão voltou a encontrar o caminho das redes, com André e Keyron. Mesmo com alguns erros de passe dos mandantes, o rubro-negro baiano não conseguia reduzir a vantagem. Até o pivô Hayes sofrer falta, converter três pontos seguidos e diminuir a diferença para três. Mas não durou muito tempo. O pentacampeão do NBB mostrou sua força, com direito a uma bela cravada de Lelê, e fechou o primeiro tempo em 50 a 39.

O terceiro quarto trouxe um Vitória mais ligado. André fez os primeiros três pontos na parcial, mas aí começou o show pessoal do camisa 4 da Gávea. Com apenas sete pontos no primeiro tempo, Marcelinho Machado apareceu de vez na partida. O ala do Flamengo acertou três chutes de três e fez a vantagem subir para 15. Mesmo os quatro pontos seguidos de Dawkins não frearam o líder. Quando a diferença chegou em 17, Marrelli parou o jogo novamente. O Leão até dava mostras de reação, como a bela cravada de Hayes ou o chute certeiro de três Keyron, mas não conseguiam segurar o ataque dos mandantes. No fim, os sete pontos seguidos de Olivinha deram números finais ao terceiro quarto: 75 a 62 para o Flamengo.

O pivô do Flamengo continuou com sua boa atuação na noite desta quinta. Além de anotar os primeiros pontos do último quarto, pegou quatro rebotes que o permitiram alcançar a marca de 100 duplos-duplos pelo NBB. Mesmo com uma vantagem considerável no placar, o Leão não desistiu do jogo e buscava voltar à partida. Faltando dois minutos para o fim do duelo, a dupla de americanos Dawkins e Hayes reduziram para seis a distância no placar e deram nova vida ao Vitória. Mas não dava mais tempo, o Flamengo venceu por 98 a 87.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2016/12/com-100-duplo-duplo-de-olivinha-fla-bate-vitoria-e-segue-lider-do-nbb.html

Share this content: