| Futebol

Com a parceira Gatorade, Flamengo realiza análise de suor

Conheça mais um processo tecnológico em prol da individualização da preparação dos jogadores do Rubro-Negro

Profissionais e atletas na análise de suor

Profissionais e atletas na análise de suor

O futebol rubro-negro tem mais uma ferramenta para otimizar a preparação física dos atletas no recém reinaugurado Centro de Excelência em Performance do Flamengo. Além de treinamento e nutrição individualizados, agora, graças a uma parceria com a Gatorade, o Flamengo pôde realizar a análise de suor dos jogadores.

De acordo com o peso corporal, a especificidade de cada posição e quilômetros percorridos, há jogadores que desidratam mais do que outros. Atletas que se deslocam nas laterais do campo por exemplo, tendem a ter sudorese mais intensa durante as partidas. Com a tecnologia da Gatorade, que trabalhou em conjunto com os profissionais supercapacitados do clube, é possível produzir isotônicos mais apropriados para cada profissional, como explica um dos fisiologistas do Rubro-Negro, Felipe Olive.

"Através disso, a gente consegue individualizar a quantidade de eletrólitos que cada atleta libera no suor. A partir daí, a Gatorade vai produzir uma bebida isotônica específica para cada atleta, ou seja, a hidratação vai ser mais adequada a cada um", disse.

O procedimento de análise passa por várias etapas até o resultado final e a produção das bebidas personalizadas. "De início, é feito todo um processo de mensuração da hidratação, é coletada a urina do atleta. Há pesagens antes e depois do período de sudorese e é colocado um adesivo (específico para os testes) durante o treinamento, para o controle da hidratação de cada jogador", contou o coordenador científico do futebol, Daniel Gonçalves.

Peterson Mendes, nutricionista do clube, chamou atenção para a importância da análise de suor e da hidratação adequada para o desempenho dentro das quatro linhas.

"Para se ter ideia, 1% a 2% de desidratação já causa uma perda de mais ou menos 20% no rendimento do atleta. É muito importante a reposição desses sais", concluiu.

O Centro de Excelência em Performance do Flamengo é mais um resultado dos investimentos do Programa Nação Rubro-Negra. Graças ao sócio-torcedor, o clube se tornou referência em preparação e recuperação de atletas. Se você ainda não é sócio-torcedor, clique aqui e jogue junto!

Fonte: http://flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/23029/com-a-parceira-gatorade-flamengo-realiza-analise-de-suor

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.