O Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro, apresentado na quarta-feira pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, prevê a reabertura de estádios de futebol com lotação máxima de 50% de sua capacidade, e com distância mínima de 2 metros entre os torcedores, ainda em meio a pandemia do novo coronavírus.

A informação foi publicada no documento que consta no site da própria Secretaria. E veio a público através do site “UOL”nesta sexta-feira. A reportagem do GLOBO também teve acesso ao teor do referido pacto, e mais: Segundo informações, a ideia é implementar as medidas que se referem ao futebol ainda no mês de junho.

Além disso, o plano tem o consentimento do governador Wilton Witzel, que por sua vez recebe o apoio do Flamengo. Que já está pronto para retomar os treinamentos de forma ininterrupta na segunda-feira.

O cenário para o retorno dos jogos com público está previsto nos parâmetros categorizados através de cores de bandeiras, neste caso, a amarela. Que prevê a retomada de competições esportivas. Desde que se siga as orientações de higiene, entre outras medidas.

São elas:

– Utilização obrigatória de máscaras para clientes e funcionários –

– Preferência por treinos e jogos em ambientes abertos –

– Aplicação de testes para COVID nos profissionais no retorno aos treinos –

– Aferição de temperatura de torcedores, jogadores, comissão técnica, árbitros, delegados, profissionais de imprensa e profissionais da administração dos estádios e arenas, aí inclusos, portaria, conservação e segurança; impedimento e orientação de isolamento aos profissionais que manifestarem febre –

– Desinfecção de arquibancadas, sanitários, áreas comuns, antes de partidas, bem como vestiários e materiais esportivos antes e depois de treinos e partidas

Para isso acontecer, o outro critério é a capacidade hospitalar ofertada. No caso da bandeira amarela, entre 70% e 90%. As bandeiras vermelha, amarela e verde serão adotadas para comunicar à população e ao setor produtivo sobre as orientações que nortearão a abertura de serviços, assim como a circulação de pessoas. Os ‘alertas’ serão feitos semanalmente, sempre às sextas-feiras, em parceria com a Secretaria de Saúde, com base na análise de informações disponíveis. Na bandeira vermelha, as arenas esportivas devem voltar a ficar fechadas.

O Pacto Social estabelece bandeira vermelha para os casos em que a taxa de ocupação de leitos de UTI for superior a 90%. Já a bandeira verde remete a uma situação de normalização, que só se configurará quando houver taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% e evolução negativa de novos casos. Nesse caso o dfuncionamenos estádios e to permitido apenas com recomendações de medidas de higiene e boas práticas.