Com falhas de Muralha, Flamengo perde para o Santos na Ilha

Com duas falhas de Alex Muralha, o Flamengo levou a virada do Santos, perdeu por 2 a 1, ontem, na Arena da Ilha e perdeu a chance de se classificar para a Libertadores antecipadamente. O goleiro foi vaiado o tempo todo e a equipe deixou o estádio sob o grito de “Time sem vergonha”.

O time está com 53 pontos, em sexto lugar, mas pode ser ultrapassado pelo Botafogo, que joga hoje com o Palmeiras. Na última rodada, enfrentará o Vitória, em Salvador, que luta para não cair.

— Sabíamos que a ansiedade poderia nos prejudicar e foi o que aconteceu. Agora é juntar os cacos que deixamos aqui e na quinta-feira ir em busca dessa classificação (na Copa Sul-Americana) — disse Réver.

Vencer o Santos significava a vaga na Libertadores, ainda que na fase inicial, com antecedência. A postura do Flamengo, com o apoio da torcida na Arena da Ilha, foi de quem queria resolver a questão o quanto antes. Mesmo com alguns jogadores poupados, principalmente na defesa, o time se mostrou dono do jogo desde o início.

Tanto que, antes dos dez minutos de partida, abriu o placar na bola alta. Vaz ganhou no alto, a bola desviou na defesa adversária e Paquetá, de cabeça, fez 1 a 0. Mas o momento de paz com a torcida e com o futebol, algo incomum neste ano, durou pouco. O motivo não foi novidade: Alex Muralha.

A única mudança obrigatória que o técnico Reinaldo Rueda teve de fazer foi justamente no gol. Com a lesão de Diego Alves, que fraturou a clavícula, o criticado goleiro retornou ao time titular. Praticamente no primeiro lance que foi exigido falhou. Aos 10 minutos, Vaz recuou a bola para ele, que a deixou escapar e não impediu Ricardo Oliveira de roubá-la. O atacante cruzou e Bruno Henrique empatou. O goleiro se limitou a levantar os braços num pedido de desculpas.

A torcida, que apoiava o time, passou a xingar e a vaiar Muralha e Vaz. Porém, isso não abalou a equipe. O rubro-negro manteve a pressão durante todo o primeiro tempo.

Entre trocas rápidas de bola do meio e do ataque, umas das melhores chances veio aos 17. Vizeu tocou rápido para Éverton Ribeiro, que cruzou em cima da zaga. Na sobra, Cuéllar chutou forte e Vanderlei deu o rebote. Diego não conseguiu aproveitar.

A equipe continuou rondando o gol de Vanderlei e pouco foi ameaçada. O lance mais marcante foi uma falta de Vaz em Ricardo Oliveira, que pediu pênalti. A arbitragem nada marcou.

Na saída para o vestiário, Muralha não se esqui vou da culpa e comentou as vaias insistentes a cada vez que tocou na bola.

— Estou sendo cobrado há algum tempo, pois fizeram uma imagem de mim como um goleiro ruim. Fui infeliz na jogada pode, botar na minha conta. Temos de colocar o Flamengo na Libertadores ano que vem e vamos fazer de tudo para isso — disse o goleiro.

A torcida, no entanto, não perdoou Muralha no segundo tempo. Muito menos o zagueiro Rafael Vaz. Ela até apoiou o time no início. Ainda mais depois da cabeçada de Arão, aos nove minutos, que passou sobre o gol de Vanderlei.

Porém, teve motivos para continuar desconfiada. Aos 12 minutos, Victor Ferraz cruzou da direita, o zagueiro tentou tirar a bola, que parou na trave. Por muito pouco não fez contra.

O lance animou o Santos, que não precisava mais que um empate para confirmar presença na fase de grupos da Libertadores. O adversário conseguiu bloquear bem o ataque rubro-negro, que rondou a área de todas as formas para tentar um espaço. Restavam as bolas aéreas ou faltas perto da área.

O time paulista nem precisou se esforçar muito para chegar à virada. Mais uma vez Muralha ajudou o Santos, que, em todo jogo, praticamente só chegou na área rubro-negra nos dois lances de gol. Aos 28, Arthur Gomes, que acabara de entrar, chutou da esquerda e a bola passou por baixo do corpo do goleiro.

Rueda não teve outra opção. Colocou os garotos em campo. Primeiro, Vinícius Júnior. Depois, Lincoln. Os meninos inflamaram o time. Aos 37, Lincoln driblou vários jogadores, entrou na área e finalizou. Vanderlei salvou com o pé. Em seguida foi a vez de Vinícius Júnior exigir agilidade do goleiro do Santos em chute cruzado.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/com-falhas-de-muralha-flamengo-perde-para-santos-na-ilha-22116634

Share this content: