| Futebol

Com mais torcida que os três rivais juntos, Fla amplia liderança no Rio

De acordo com levantamento do Ibope em parceria com o Lance!, 48,2% do que residem no estado são rubro-negros; Vasco sofre queda

Mosaico torcida, Flamengo x Atlético-PR (Foto: Pedro Kirilos/Agência O Globo)Flamengo supera os três rivais em torcida (Foto: Pedro Kirilos/Agência O Globo)

Dono da maior torcida do Brasil, o Flamengo ampliou seu domínio em casa. De acordo com pesquisa feita pelo Ibope em parceria com o Lance!, 48,2% da população do estado do Rio de Janeiro (7,9 milhões de um universo de 16,4 milhões de habitantes) são rubro-negros. O número supera as somas de vascaínos, com 14,6% (2,4 milhões); tricolores, com 12,9% (2,1 milhões); e botafoguenses, com 11,4% (1,8 milhão). O trio reúne 6,3 milhões de adpetos (38,9%), 1,6 milhão (9,3%) a menos do contingente de flamenguistas.

O Vasco, rebaixado duas vezes dentro do período entre a última pesquisa (2010) e a divulgada quarta-feira, foi o único a perder torcedores. A queda foi de 3,2 pontos percentuais, de 17,8% para 14,6%. A dupla Fla-Flu cresceu igualmente (2,7%). O Botafogo teve alta de 2,1%.

Dado expressivo é que o hiato entre as torcidas de Vasco e Fluminense compreendido em 2010 - 17,8% a 10,2% - não existe mais. A diferença é bem pequena atualmente, de 300 mil pessoas aproximadamente: 14,6% a 12,9%.  

Numa visão mais global, os cariocas perderam como conjunto em termos nacionais. Hoje alvo da predileção de 23,3% dos brasileiros, o quarteto da Cidade Maravilhosa apresentou seu pior índice dentro das cinco enquetes promovidas pela parceria Ibope-Lance!.

Vasco em último entre as crianças

Cyro Aranha, presidente do Vasco por duas vezes entre os anos 40 e 50, cunhou um dos lemas mais propalados e queridos pelos cruz-maltinos: "Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal". O momento do clube, contudo, o faz menos querido entre crianças e pré-adolescentes. É o quarto em preferência dos entrevistados de 10 a 15 anos.

É o escolhido por apenas 6,3% dos ouvidos na pesquisa dentro da faixa etária anteriormente referida, número que é quase a metade dos tricolores (12,5%), atualmente ocupando o terceiro lugar no mesmo quesito. O Botafogo é o vice-líder, com 15,6%. O Flamengo reina absoluto, com 62,5%.

Flamengo também sobra no interior

Dos fluminenses que participaram da pesquisa e não moram na capital, 52,4% torcem para o Flamengo. No interior, diferentemente do observado nas outras categorias apresentadas, o Vasco cresceu e agregou 2,1 pontos percentuais em relação à enquete anterior. Com 16,7%, os cruz-maltinos superam tricolores, com 9,5%, e botafoguenses, com 7,9%.

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.