A ideia é dar tratamento especial ao garoto e apresentar-lhe novos desafios gradativamente. Além de treinar com o sub-20, Vinicius Júnior também participará de atividades com o time principal, mas a comissão técnica do Fla não pretende queimar etapas com o jogador. A tendência é que o jovem estreie profissionalmente apenas no Campeonato Brasileiro.

É claro que o Vinicius Júnior estará cada vez mais presente conosco no decorrer do ano. Ele vai se ambientar e mostrar aos poucos o estágio em que está para o aproveitamento do Zé Ricardo.Só que não vamos excluí-lo da categoria dele. É agregar as melhores condições que o profissional possui para a trajetória do atleta. O nosso maior desafio é privilegiar esse patrimônio do clube. Não é o patrimônio financeiro,mas a questão humana. Temos um compromisso com isso. É a missão de não errar em uma geração tão promissora”, disse o diretor executivo de futebol do Fla, Rodrigo Caetano, em entrevista ao site​UOL Esporte.

Vinicius Júnior completa 18 anos apenas em julho de 2018, e só a partir de então poderá assinar transferências internacionais. No entanto, o atacante já chama a atenção de clubes comoBarcelona, Real Madrid, Manchester United, Manchester City, Chelsea e Arsenal.