Confiante no ouro, Rafa Luz retorna à Espanha após saída do Flamengo

O bom filho à casa torna. Após uma temporada defendendo as cores do Flamengo no Brasil, o armador Rafael Luz, de 24 anos, está de volta ao basquetebol espanhol, onde atuou por quase toda sua carreira profissional, de 2007 a 2015. O atleta de 1,88m, que é hispano-brasileiro e irmão caçula de Helen, Cíntia e Sílvia, ex-jogadores da seleção brasileira, já atuou por cinco times no Velho Continente, todos da Espanha (Unicaja Málaga, Clínicas Rincón Axarquía, Granada, Lucentum Alicante e Obradoiro). Apesar de ter confirmado seu retorno ao basquete europeu ao GloboEsporte.com, nesta terça-feira, o campeão do NBB 8 preferiu não revelar por qual equipe irá jogar na próxima temporada.

– Estou indo para a Europa, volto para a Espanha, só não posso falar qual o time, mas já está tudo acertado e nos próximos dias vai ser tornado oficial – falou o atleta.

Rafa Luz está participando dos treinamentos da seleção brasileira em São Paulo sob o comando da comissão técnica do argentino Rubén Magnano. Na briga com Marcelinho Huertas, Raulzinho e Larry Taylor, seus colegas de posição, o armador luta para estar dentro da lista de 12 atletas que irão ao Rio de Janeiro na Olimpíada, em agosto.

Para o jogador, que em 2014 foi cortado da equipe que disputou o Mundial de basquete às vésperas da competição, o título nacional recente no NBB conquistado com o Flamengo não o coloca à frente de seus concorrentes. Ele disse que o comandante confia em todo o time da mesma forma e quem apresentar melhor nível nas atividades dos próximos dias certamente será lembrado.

Independentemente de estar ou não no grupo final escolhido por Rubén Magnano, o esportista crê na medalha de ouro, mesmo com rivais de peso na Olimpíada, como os favoritos americanos.

– Estamos otimistas, estamos fazendo um bom trabalho e ficar em São Paulo ajuda muito porque temos quadra, hotel e academia um do lado do outro. Estamos muito confiantes para fazer bonito na Olimpíada. Acho que a convocação será difícil para o Rubén, porque ele tem confiança em todos que estão aqui. Quem conseguir treinar por mais tempo no maior nível, com certeza vai acabar indo. Se a gente não acreditasse nisso (em relação ao ouro), não tinha porque ir lá competir. Eu acho que a gente tem que colocar nosso sonho lá em cima e saber que vamos ter que trabalhar muito, mas acreditando, porque se não acreditarmos não tem porque irmos lá jogar – comentou.

Os treinamentos em São Paulo estão ocorrendo nos horários dos Jogos Olímpicos. Na Olimpíada, a seleção faz sua estreia contra a Lituânia, no dia 7 de agosto, às 14h15. Todos os jogos da fase de grupo serão nesse horário. Rafa Luz crê que essa estratégia seja um diferencial para a equipe brasileira.

– Realmente é muito diferente. Parece que não, mas jogar às 14h ou às 19h, 21h, ou 10h, então está sendo excelente fazer essa adaptação. A manhã é diferente, a comida que temos que comer é diferente, a preparação é outra, porque 14h é um pouco mais difícil de estar preparado mentalmente e fisicamente, então essa preparação está sendo ótima.

Por fim, o jogador falou sobre a Croácia, último adversário a entrar na chave do Brasil na Olimpíada, e sobre o Grupo B em si, que terá Lituânia, Espanha, Argentina e Nigéria e, claro, os croatas. De acordo com Rafa, trata-se da combinação mais complicada, mas isso não é negativo. Pelo contrário, vitórias darão confiança ao time, que poderá crescer para a fase de mata-mata da competição olímpica.

– Realmente, nosso grupo é o mais forte. Vou falar um pouco da Croácia, o último que classificou para o nosso grupo. É um grande time: jovens, porém muito atléticos. Muitos deles jogam na NBA, outros em equipes fortes da Europa. Com certeza é uma outra pedreira que teremos que enfrentar. Mas acho que estamos preparados para enfrentar qualquer time, classificar bem e ter um cruzamento mais tranquilo – finalizou.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/07/confiante-no-ouro-rafa-luz-retorna-espanha-apos-saida-do-flamengo.html

Share this content: