A medida será adotada após escândalo de corrupção envolvendo a entidade sul-americana e acionistas de emissoras. O FBI (Departamento de Estados dos EUA), investigador do caso, concluiu que houve pagamento de propina a dirigentes para obtenção dos direitos de transmissão.

A Fox, envolvida no imbróglio, negou ter influência na gestão da companhia acionista, investigada pelos Estados Unidos.  Após a prisão de três presidentes da confederação, o novo mandatário, Alejandro Dominguez, decidiu negociar diretamente com a emissora, sem que houvesse ação de terceiros. 

Um dos objetivos com a medida discutida é enfraquecer o mercado brasileiro. Por conseguinte, houve aumento de clubes nacionais que disputarão a edição do certame de 2017. Apesar de a Rede Globo angariar altos valores para com a competição, pagava valores muito baixos.

Por fim, devido à ação da Conmebol, as equipes não terão reajuste de cotas para a próxima edição do campeonato. Em breve, a entidade divulgará todos os valores negociados.