Considerações sobre o estádio em Niterói

Podem aumentar a lista. Depois de Ilha do Governador, Guaratiba, Ilha das Cobras, Deodoro, Campo Grande, Gávea e qualquer outra localidade carioca que eu não esteja mais me lembrando, agora Niterói também entrou na pauta do tão sonhado estádio rubro-negro.

Para muitos, esta pode ser somente mais uma especulação, algo que já nos saciou há tempos. Eu, entretanto, como bom morador da simpática Nikity, levei a consideração mais adiante e trago aqui pra vocês as vantagens e desvantagens dos moldes propostos – ao menos do que se sabe até o momento.

Antes de mais nada, temos que entender que a presença do prefeito da cidade na conversa já eleva o seu patamar. Nos últimos anos, um dos maiores problemas enfrentados pelo Flamengo nesse sentido foi justamente a falta de apoio do poder público. A Arena McFla, por exemplo, caminha na burocracia das liberações de certidões, laudos e pormenores técnicos e políticos há anos. No nosso coronelismo diário demandar quem pode e obedecer quem tem juizofaz muita diferença a presença de alguém quepossa e quequeiraao nosso lado.

Niterói também carece de futebol. Desde a profissionalização do esporte, no começo do século passado, a cidade não teve sequer um clube de razoável destaque no futebol carioca. O mais próximo que houve por essas bandas foi a presença do Botafogo no Caio Martins, há tempos dissipada. Nem preciso citar aqui o antiquíssimo Canto do Rio, certo?

Um dos fatores complicadores da cidade é a falta de uma grande área para tal obra. A zona mencionada pelas reportagens feitas indicam o setor central de Niterói – mais especificamente o Caminho Niemeyer – como o local escolhido. Para ser bem sincero, a comunicação da região é perfeita, bem próxima à saída da Ponte Rio-Niterói, colada nas barcas e no Terminal de Ônibus, que inclusive faz parte do traçado do antigo projeto da linha de metrô entre o Centro do Rio e São Gonçalo.

O porém continua sendo o espaço. Existem alguns terrenos passíveis de aquisição, mas um estádio causaria notável transtorno para o arredor. Haveria de se planejar bem todo o trânsito da cidade, considerando jogos de meio de semana. Além disso, o que talvez mais incomode a Nação é que me arrisco a dizer ser impossível a construção de um estádio para mais de 30 mil pessoas nas condições atuais. Consideremos também que as obras de Niemeyer não podem ser destruídas ou alteradas, dificultando a logística do plano, que deverá se adaptar às construções ali presentes.

Portanto, a ideia é bastante embrionária e uma simples divulgação de um debate não pode nos dar nenhuma certeza quanto à efetivação do projeto. Mas o fato é que este me agrada, com o bônus do belíssimo visual que o estádio teria. Levando em conta que nenhuma opção na cidade do Rio de Janeiro é considerada perfeita, Niterói atende bem às necessidades. Mas ressalto: delinear uma arena para mais que 30 mil pessoas naquela região é impensável, não somente pela estrutura física, mas ainda pela revolução logística que seria necessária. E estou sendo otimista ao levantar este número. Esta é uma boa iniciativa, porém não resolve nossa necessidade de ter um estádio para grandes jogos. Tenho pra mim que a esperança pelo Maracanã ainda não morreu na Gávea…

Mas, enquanto isso,onde estiver, estarei, oh, meu Mengo!

Rodrigo Coli

@_rodrigocoli

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/02/consideracoes-sobre-o-estadio-em-niteroi/

Share this content: