Os quatro grandes clubes do Rio se uniram em uma campanha para arrecadar fundos visando ao combate do coronavírus. O movimento conjunto de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco culminou na ação batizada de “Contra a Covid-19 é torcida única”.

Os valores serão destinados à Fiocruz uma série de ações como produção de kits para diagnóstico do vírus, pesquisa e atendimento a pessoas com casos graves. O Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia está sendo construído na sede da Fiocruz.

Para participar, o torcedor deverá apenas acessar o site www.futebolxcovid19.com.br, selecionar o seu clube, cadastrar-se e escolher o valor que deseja doar.

– É extremamente apropriado usar o potencial de marcas tão fortes para uma mobilização em prol da ciência e do bem-estar coletivo – disse o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.

No portal da campanha, será possível acompanhar a evolução das doações, convidar amigos e, no fim das ações de combate, verificar como os recursos foram utilizados.

Segundo nota conjunta dos clubes, haverá uma auditoria externa independente atuando durante toda a ação.

– É uma ação prioritária e o tempo urge. Entendemos a nossa responsabilidade social e estamos sempre buscando alternativas para ajudar a enfrentar essa crítica situação – disse Alexandre Campello, presidente do Vasco.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, ressaltou que “vivemos um cenário social bastante grave”. Nelson Mufarrej, presidente do Botafogo, citou que a “iniciativa é bastante representativa nesse momento difícil”:

– A rivalidade só existe dentro de campo.