#COVID19: UFRJ cria ventilador pulmonar para auxiliar no combate ao coronavírus

A pandemia do novo coronavírus segue deixando o mundo em estado de alerta, mas os os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro estão trabalhando em um projeto para ajudar no combate ao Covid-19. Segundo o Estadão, os professores estão desenvolvendo um protótipo de ventilador pulmonar mecânico, visando no auxílio das pessoas infectadas.

O aparelho foi desenvolvido pelo Programa de Engenharia Biomédica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). A ideia é mais simples, barata e rápida para auxiliar no mercado nacional de forma que combata os casos do vírus.

Com o aumento dos casos no país, a estimativa é de que mais de 20 mil novos ventiladores pulmonares mecânicos sejam necessários para atender as pessoas contagiadas. A produção atual das empresas gira na casa de 2.000 aparelhos por mês, e mesmo com a produção em ritmo intenso, o número não será atingido.

Para diminuir a diferença e tentar ajudar, os pesquisadores da Coppe iniciaram a campanha para obter recursos e parcerias com empresas para andar no procedimento. Além da Coppe, unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e outras instituições de pesquisas do país estão empenhadas na luta.

Jurandir Nadal, chefe do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular da Coppe, explicou que adaptações estão sendo feitas para adequar o respirador à produção em escala industrial, para testar em pacientes, de acordo com a aprovação prévia de um comitê de ética em pesquisa com seres humanos.

– O ventilador pulmonar em desenvolvimento não pretender ser mais completo e versátil que os de última geração disponíveis nas UTIs. Pelo contrário, é um recurso simples e seguro, porém emergencial, que deve ser utilizado somente quando não houver o equipamento padrão disponível.

Fonte: https://colunadofla.com/2020/03/covid19-ufrj-cria-ventilador-pulmonar-para-auxiliar-no-combate-ao-coronavirus/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=covid19-ufrj-cria-ventilador-pulmonar-para-auxiliar-no-combate-ao-coronavirus

Share this content: