| Futebol

Crianças e jovens autistas entram em campo no Fla-Flu

Clubes participam do Dia Mundial da Conscientização do Autismo no Maracanã

Crianças em campo com Paulo Victor

Crianças em campo com Paulo Victor

Antes da vitória do Flamengo sobre o Fluminense, neste domingo (05.04), no Clássico das Multidões, 20 crianças autistas entram em campo com os jogadores de Flamengo e Fluminense, dez com cada time, para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado na última quinta-feira (02.04). Além deste momento inesquecível para os portadores desta condição, todos também ganharam camisas oficiais, ovos de chocolate e ingressos para a partida, para curtir o domingo de Páscoa em grande estilo.

Os homenageados frequentam a única escola-clínica pública para autistas do país. A instituição fica em Itaboraí e tem capacidade para atender a cem pacientes, além de funcionar como centro de capacitação de profissionais. A equipe conta com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras. A luta dos clubes é para que mais instituições como esta sejam criadas, a exemplo da lei sancionada em prol da causa, que foi o primeiro caso de sucesso no senado como legislação participativa.

Entenda
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado pela inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. A condição tem níveis diferentes de intensidade, indo de quadros mais leves, como a síndrome de Asperger, na qual não há comprometimento da fala e da inteligência, até formas graves em que o portador é incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal. Atualmente, admite-se a existência de muitas causas para o autismo, entre elas, fatores genéticos e biológicos.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/20862/criancas-e-jovens-autistas-entram-em-campo-no-fla-flu

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.