CT do futebol terá enorme painel rubro-negro de Ziraldo

Ziraldo com Teixeira, Bandeira e Wrobel

Prestes a completar 84 anos, ele se autointitula “o rubro-negro mais antigo em atividade” e é autor de livros e ilustrações com o tema Flamengo. Diante disto, pode-se concluir que, para Ziraldo, não será tão difícil cumprir a missão de criar e produzir uma ilustração para um enorme painel que irá embelezar ainda mais o Centro de Treinamento George Helal. O desenho não está definido, mas uma coisa é certa, segundo o próprio: a predominância do Vermelho e Preto. Na manhã desta terça-feira (27), o presidente Eduardo Bandeira de Mello e os vice-presidentes de Patrimônio e Tecnologia da Informação, Alexandre Wrobel e Luiz Filipe Teixeira, fizeram o convite pelo clube.

Luiz Filipe, amigo de um familiar de Ziraldo, foi quem conectou as partes e promoveu o encontro, no apartamento do artista, que mais uma vez empresta seu nome em uma ação em prol do CT. Em 2004, na campanha “Eu amo o Fla”, o valor arrecadado com a camisa desenhada pelo cartunista ajudou a construir os dois primeiros campos do Ninho do Urubu. Autor do maior mural do Brasil, dentro do Canecão, Ziraldo prontamente aceitou a missão: “Só marcar!”.

Wrobel falou sobre as possibilidades de localização da obra de arte. “Ziraldo está mais do que convidado a conhecer o Ninho e fazer esta obra, como forma de homenagem e agradecimento. Vamos finalizar agora no final do ano toda a parte do futebol profissional no CT para logo após dar início à estrutura da base. E neste espaço são inúmeras possibilidades, o local é enorme. Poderia ficar na entrada do CT, onde há um muro enorme, ou lá dentro, nas divisórias dos campos. São muitas opções”, disse o vice-presidente, que adiantou a primeira obra já em produção para o Ninho: um mural do artista Haruyoshi Ono, do escritório de paisagismo Burle Marx, está sendo feito em vidrotil, em Maricá, e chegará pronto ao CT para instalação em um jardim de inverno que ficará entre os dois prédios do Centro de Treinamento. Haruyoshi foi discípulo de Roberto Burle Marx e hoje é o sócio majoritário e diretor geral da empresa do mestre, falecido em 1994.

É claro que não poderia falta um Manto Sagrado de presente para Ziraldo. E na hora em que Bandeira de Mello entregou a camisa personalizada ao artista, brincou que O Camisa Dez também começa com Z. Ligeiro, Ziraldo mostrou a semelhança de sua assinatura com a de Zico – teria sido ele uma inspiração para o Galinho? O fato é que, segundo o próprio, inspiração só se for na escrita mesmo.

“Fui o menino mais desastrado do mundo no futebol. Quando tinha par ou ímpar para escolher os times, só sobrava para goleiro”, contou Ziraldo, que, se ficou devendo com os pés, com as mãos tem talento de sobra para criar lindíssimos ilustrações como a que abrilhanta a capa do livro “Para sempre Flamengo”, de Jeferson de Andrade, que ficou sobre a mesa ao longo da conversa.

Ziraldo torcedor
Antes de qualquer conversa de trabalho, como todo bom rubro-negro, Ziraldo falou com os presentes sobre o assunto mais importante (do mundo): vitória do Flamengo. A virada sobre o Cruzeiro no último domingo (25) o fez lembrar daquele Fla-Flu de 2010, em que o Mais Querido saiu perdendo por 3 a 1 e contou com gols de Kleberson, Adriano e Vagner Love para encontrar um improvável 5 a 3 que enlouqueceu milhares de torcedores que não arredaram pé do Maracanã. De volta a 2016, o artista rasgou elogios à torcida rubro-negra do Espírito Santo, que viu o Mengão vencer os sete jogos que disputou no estádio Kleber Andrade este ano, e à grandeza da Nação.

“Que coisa impressionante Cariacica… Só flamenguista doente. É assim em Curitiba, Mato Grosso… A torcida rubro-negra é uma coisa impressionante. Ari Barroso na Radio Nacional era ouvido pelo Brasil inteiro do Rio de Janeiro. E quando tocava a gaitinha dele, todo mundo sabia que era gol do Flamengo. Todo mundo torce pro Flamengo. O nome é muito bom, a camisa é linda, copiada no Brasil inteiro”, disse Ziraldo, cheio de razão: ao menos 31 clubes usam o nome e as cores do Mais Querido, segundo levantamento do Globoesporte.com em novembro de 2015.

Também quer fazer a diferença na modernização do CT do nosso Flamengo? Sócio-torcedor tem o orgulho de jogar junto em cada vitória: o dinheiro vai para o Futebol e traz mais reforços, revelações e estrutura para o Ninho do Urubu. Sem contar as vantagens nas lojas oficiais para comprar o Manto e vestir com orgulho! Clique e faça sua adesão agora.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/24205/ct-do-futebol-tera-enorme-painel-rubro-negro-de-ziraldo

Share this content: