A falta de intensidade do Flamengo nos dois primeiros jogos do Brasileiro acenderam o alerta no clube para a queda do desempenho físico do elenco, além da parte técnica, após a retomada do calendário 24 dias depois do título Estadual.

Mas o rendimento não tem a ver necessariamente com os atletas estarem fora de forma, e sim sem o ritmo de jogo ideal. Embora o técnico Domènec Torrent tenha citado que o grupo parece em pré-temporada, não há nos dados do clube nenhum registro de atleta com muitos quilos acima do peso ideal.

Segundo os registros da preparação física e da nutrição do Flamengo, os índices estão dentro da normalidade. Mesmo que aparentemente um jogador ou outro apresente uma silhueta que induza a pensar o contrário. O caso de Gabigol se tornou emblemático depois de uma foto da derrota para o Atlético-GO viralizar.

O registro do próprio Flamengo mostra o atacante finalizando uma jogada, e a camisa aparece mais larga no corpo, dando a impressão de se tratar da barriga de Gabigol. A imagem caiu na rede e levou a torcida a comparar o atacante com seu sósia, esse sim com uns quilinhos a mais.

No Flamengo, porém, Gabigol é considerado um dos atletas que mais se preocupa com a parte física. O jejum de gols é apontado internamente mais como um problema técnico, influenciado também pelo momento de transição que vive a equipes desde a saída de Jorge Jesus, que fez o camisa nove atuar como nunca antes na carreira.