| Futebol

De Conti, do Paulistano, bate Neto, do Fla, e é eleito melhor técnico do NBB

Com 56,8% dos votos, ele se tornou o mais jovem a conquistar o prêmio, com apenas 34 anos, em uma campanha com diversos feitos da equipe da capital paulista

Comandante na histórica campanha do Paulistano na atual temporada do NBB, Gustavo de Conti, de 34 anos, foi eleito o melhor técnico do ano do país em eleição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Com isso, ele receberá o Troféu Ary Vidal da temporada 2013/2014. O treinador desbancou ninguém menos que José Neto, do Flamengo, que já está classificado para a decisão da competição após bater o Mogi na semifinal.

De Conti é dono da função desde a temporada 2010/2011 e, ao lado de Léo Costa, do Macaé, é o treinador mais jovem em atividade na competição. Ele levou a equipe a conquistar o segundo lugar na fase classificatória, tendo garantido um lugar no G-4 de forma inédita e conseguindo uma passagem direta às quartas de final do torneio.

Gustavo de Conti (Foto: Luiz Pires/NBB)Gustavo de Conti (Foto: Luiz Pires/NBB)


Nos playoffs, o Paulistano desbancou o Franca e chegou pela primeira vez na semifinal. Outro feito do técnico foi a classificação inédita à Liga das Américas, principal torneio interclubes do continente. Integrante da comissão do argentino Rubén Magnano na seleção, De Conti é o quinto técnico diferente a receber a premiação e o mais jovem a atingir tal feito na história. Paulo Chupeta (2008/2009), Lula Ferreira, em duas oportunidades (2009/2010 e 2012/2013), Hélio Rubens (2010/2011) e Régis Marrelli (2011/2012) foram os outros treinadores condecorados.

O Troféu Ary Vidal faz parte da premiação anual dos Melhores do NBB. Além de Gustavo, Henrique Coelho, do Minas ("Destaque jovem"), Hélio, do Limeira ("Melhor Sexto Homem"), Alex Garcia, do Brasília ("Melhor defensor"), David Jackson, do Limeira ("Melhor estrangeiro") e Paulão Prestes, do Franca ("Jogador que mais evoluiu") já foram os vencedores anunciados. Ainda serão nomeados o MVP ("Jogador mais valioso") e o "Quinteto ideal da competição".

Além do prêmio, De Conti ainda está perto de colocar a equipe da capital paulista pela primeira vez na final. Paulistano e São José decidem nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., uma vaga na decisão do NBB contra o Flamengo, já classificado após desbancar o Mogi na semifinal. 

01

Confira o resultado da votação

1º – Gustavo De Conti (Paulistano/Unimed): 56,8% dos votos
2º – José Neto (Flamengo): 20,8% dos votos
3º – Paco García (Mogi das Cruzes/Helbor): 13,0% dos votos
4º – Luiz Zanon (São José/Unimed): 3,2% dos votos
5º – Guerrinha (Paschoalotto/Bauru): 1,6% dos votos
6º – Betão (Palmeiras/Meltex): 1,3% dos votos
7º – Léo Costa (Macaé Basquete): 1,3% dos votos
8º – Demétrius (Winner/Kabum/Limeira): 0,8% dos votos
9º – Lula Ferreira (Vivo/Franca): 0,8% dos votos

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.