De empenhado a polêmico! Saiba algumas impressões sobre recentes trabalhos de Carpegiani

A busca de Paulo César Carpegiani vai muito além de levar o Flamengo de volta ao rumo das grandes conquistas. Desembarcando para sua terceira passagem na Gávea, o técnico visa comprovar que, mesmo diante de vários ciclos do futebol, ele segue empenhado em montar times de qualidade.

A postura de Carpegiani no Bahia mantém esta boa perspectiva. Em seu trabalho mais recente, ele tirou a equipe do Z4 do Brasileirão e quase a classificou para a Copa Libertadores de 2018.

De acordo com o auxiliar do Tricolor de Aço, Preto Casagrande, um trunfo evidenciado nesta mudança de patamar da equipe no decorrer do Brasileirão de 2017 pode ser crucial para o Rubro-Negro de 2018:

– É um cara que não tem receio de tentar e, por ter um grande histórico de títulos, os jogadores o respeitam muito. O fato de não ter medo de arriscar foi fundamental para que o Bahia tivesse a ascensão que teve na reta final do Brasileirão – afirmou, ao LANCE!.

– No trabalho, Carpegiani é um treinador centralizador, gosta de ter as ações bem próximas a ele. Seu convívio com os jogadores e com a comissão sempre foi muito saudável, em especial porque ele gosta desse domínio de ações.

Repórter do “Bahia Notícias”, Ulisses Gama detalhou que a motivação da equipe também foi importante para a equipe baiana com Carpegiani:

– Quando chegou, havia muito trabalho. Mas, mesmo assim, (Carpegiani) arregaçou as mangas. Em treinos táticos, ele tinha uma cobrança imensa, parando muito para corrigir posicionamento, e tudo de forma bem explicada. Também buscou valorizar muito o grupo, explicava para a imprensa todo o trabalho – disse, ao L!.

Os elogios ao estilo de Carpegiani trabalhar expandiram fronteiras. Mesmo décadas depois, o técnico é lembrado por seus antigos comandados, como o ex-volante Enciso.

– Tive a honra de trabalhar com Carpegiani no Cerro Porteño e, mais tarde, na seleção do Paraguai. E foi sempre excelente. Carpegiani é um profissional brilhante, que não se poupa em trabalhar duro no dia a dia – declarou, em contato com o LANCE!.

O ex-jogador, que, teve passagem de destaque no Brasil pelo Internacional, contou sobre a rotina de treinos com Carpegiani no Cerro Porteño:

– Ele (Carpegiani) estava sempre disposto a criar jogadas, parar e a gente corrigir até entender. O dia a dia com os jogadores era muito bom, e isto é importante. Na seleção, convivíamos menos, por não termos muito tempo para treinar, mas foi um privilégio que tive voltar a trabalhar com ele no Paraguai.

NO CORITIBA, UMA PASSAGEM TURBULENTA

Porém, nem tudo são elogios a Paulo César Carpegiani. De acordo com o jornalista Daniel Piva, da Rádio Transamérica Curitiba, sua passagem no Coritiba,entre 2016 e 2017, ficou longe de deixar saudades:

– Em um primeiro momento, o Paulo César Carpegiani fez um trabalho suficiente e evitou que a equipe terminasse no Z4 do Brasileirão. Porém, sua opção por liberar os titulares na última rodada da Série A de 2016, em virtude do adiamento ocorrido pelo acidente da Chapecoense, custou caro. A equipe perdeu para a Ponte Preta e ficou sem a vaga da Copa Sul-Americana.

Na temporada seguinte, as críticas aumentaram, e a situação do técnico ficou mais complicada:

– O Coritiba caiu na segunda fase da Copa do Brasil, ainda em fevereiro, e ficou o ano todo só com Estadual e Brasileiro. Aquilo foi a gota d´água. O Carpegiani ainda tinha frequentes problemas com jogadores, em especial o Kleber Gladiador, e membros da comissão técnica, além de ignorar o pessoal da Unific, departamento de análises de desempenho. O Alex Brasil, que foi gerente de futebol do Coxa, chegou a dizer ao fim de 2017 que a renovação do Carpegiani foi um erro, e que, quando ele foi demitido, viu jogadores jogando a chuteira para cima em comemoração por sua saída.

EX-COLEGAS DE TRABALHO VEEM COM OTIMISMO SUA IDA PARA FLAMENGO

O fato de Paulo César Carpegiani estar de volta ao Flamengo foi visto com elogios por quem trabalhou com ele. Aos olhos de Preto Casagrande, a firmeza do técnico será fundamental para a equipe:

– O Flamengo tem um dos melhores elencos do país, e o desejo de Carpegiani em sempre arriscar até achar o melhor de cada jogador será muito importante – disse o ex-auxiliar-técnico de Carpegiani no Bahia, ao L!.

Para o ex-volante Enciso, a intensidade do treinador pode ditar o ritmo do Flamengo:

– Carpegiani trabalha muito, é um técnico muito organizado. Seu estilo ajudará a grande equipe do Flamengo.

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/empenhado-polemico-saiba-algumas-impressoes-sobre-recentes-trabalhos-carpegiani.html

Share this content: