| Futebol

De ídolo rubro-negro a embaixador do futebol no Japão

Depois de conquistar o mundo com o Flamengo e brilhar na Itália, Zico se tornou referência do outro lado do mundo

Zico jogando pelo Kashima. Foto: Kashima Antlers

Zico jogando pelo Kashima. Foto: Kashima Antlers

Nada mais justo do que relembrar e reforçar a importância de Arthur Antunes Coimbra para o futebol – brasileiro e japonês –  na semana em que ele completa 63 anos. Zico encerrou a carreira profissionalmente em 1989, com 36 anos, devido a uma contusão no joelho, que sofreu em 1985, em um jogo contra o Bangu, mas ainda cumpriria outra grande missão pelo esporte bretã - do outro lado do campo.

Inesgotável, o camisa 10 ainda voltaria aos campos, para uma de suas grandes realizações no futebol. Em 1991, o Galinho assinou com o Kashima Antlers, do Japão, quando o clube ainda se chamava Sumitomo e o esporte era amador no país. Sua estrela passou o limite das quatro linhas e ele se tornou o principal responsável pela profissionalização do futebol japonês e, até hoje, é idolatrado pelos japoneses.
 
Ídolo e referência
No museu do Kashima, há fotos, camisas, chuteiras e o rosto de Zico por todos os lados. A idolatria é tamanha que o Galinho ganhou uma estátua na praça em frente aos portões principais do estádio, sem contar com outra no shopping da cidade. O monumento é parada obrigatória de turistas e, como o de Bellini no Maracanã, é ponto de encontro de torcedores. Abaixo da estátua, ainda foi construída uma calçada da fama, com os pés dos maiores ídolos que passaram pelo clube. A ligação com Zico foi capaz até de mudar as cores do clube. O azul e vermelho usados nos primeiros anos vêm sendo substituídos gradativamente pelo preto e vermelho. Não por acaso, uma referência ao Flamengo do seu grande ídolo.

Confira também o especial Galinho em letra e melodia: nove músicas que falam de Zico e o BuzzFla com 10 frases marcantes do ídolo rubro-negro sobre o Clube de Regatas do Flamengo.

Fonte: http://flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/23018/de-idolo-rubro-negro-a-embaixador-do-futebol-no-japao

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.