De mais eficiente à reserva sem se abalar, JP Batista luta por vitória do Flamengo

JP Batista tinha os melhores números entre os mais de 200 jogadores inscritos neste ano no NBB e, de uma hora para outra, se viu na reserva do time do Flamengo. Em sua terceira temporada profissional no Brasil após 13 anos fora, o experiente pivô de 36 anos dominava os garrafões pelo país até receber a notícia da chegada de Anderson Varejão, estrela do esporte do país com 14 anos de NBA no currículo.

LEIA MAIS: Flamengo vence em casa e força jogo 4 com Mogi

– Eu tive que ser maduro. Se você encara de outra forma, pode se encurralar num buraco que pode te afetar muito – analisou JP, campeão do NBB pelo rubro-negro em 2016, mas que teve neste seu melhor ano.

No primeiro turno, ele atuou por mais de 30 minutos em sete dos 14 jogos. No segundo, em apenas um. Ele viu cair sua eficiência, índice que leva em consideração fatores como pontos, rebotes, assistências e erros. De líder na liga, caiu para a sétima posição.

– A chegada do Anderson foi uma oportunidade que o Flamengo teve. É algo completamente fora do meu controle. No início da temporada, eu não sabia, ninguém sabia – disse o jogador, que conhecia o companheiro de passagens pela seleção. – Eu sempre acompanhei a carreira dele. Sou muito fã, assim como de todos os brasileiros da NBA.

Tarimbado por anos no basquete universitário americano e passagens por Lituânia, Letônia, França e seleção brasileira, o pernambucano imaginou que seus números cairiam.

– Eu sabia o que ia acontecer. Já passei por situações parecidas na carreira. Foi uma questão de tempo, readaptar o meu papel no time. E tentar facilitar ao máximo a chegada do Anderson. Juntos, eu e o Flamengo somos mais fortes. Não foi fácil, mas, em prol do grupo, tem que juntar forças e sair em frente.

Com Varejão no time titular e JP pronto para entrar em quadra a qualquer momento, o Flamengo joga a sua vida neste sábado, às 14h, fora de casa contra o Mogi, no ginásio Hugo Ramos. A série semifinal está em um momento decisivo. Como está perdendo por 2 a 1, caso seja derrotado neste sábado, o sonho do título rubro-negro ficará pelo caminho. Bandeirantes e do Sportv transmitem a partida. Em caso de vitória do Flamengo, o jogo 5 será na Arena Carioca 1, na próxima terça-feira.

Se o início de série não foi bom, com duas derrotas, uma em casa, o rubro-negro aposta justamente em seu elenco forte para superar os rivais. Do banco, além de JP Batista, o armador Arthur Pecos e os alas Marcelinho e MJ Rhett também podem decidir o confronto. Ter muitos jogadores capazes de manter o nível foi um dos fatores que levaram o time ao primeiro lugar da tabela na primeira fase.

– A gente teve vários protagonistas durante esses últimos anos. O Flamengo sempre buscou um elenco forte porque nessas horas (decisivas) a gente sabe que precisa. Se alguém não estiver bem, o outro pode subir – avaliou o técnico José Neto, que trabalhou com intensidade para anular as armas do Mogi.

Na última partida, no Rio, o ala-pivô Olivinha, titular mas não uma estrela do time, carregou o rubro-negro com 20 pontos e 13 rebotes. Com oito pontos e seis rebotes em 25 minutos, JP foi um dos mais eficientes em quadra. Se depender dele, a força do banco será ainda maior hoje.

– O Marquinhos tem sido nosso melhor jogador disparado, mas o que faz o nosso grupo ser tão competitivo e forte é você não saber quem vai ser o destaque. O Olivinha teve uma grande noite e foi essencial na terceira partida da série. O Pecos tem feito um playoff sensacional. O Marcelinho sai do banco, eu saio também, e você nunca sabe o que esperar – enumera.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/de-mais-eficiente-reserva-sem-se-abalar-jp-batista-luta-por-vitoria-do-flamengo-22676756

Share this content: