De olho no segundo melhor início de temporada, Fla recebe B. Cearense

O começo do Flamengo no Novo Basquete Brasil 9 (NBB) não poderia ser melhor. Além de vencer seus oito primeiros jogos e ser a única equipe com 100% de aproveitamento, o Rubro-Negro tem a chance de fazer o segundo melhor início de temporada da história do torneio. Nesta terça, o time de José Neto enfrenta o Basquete Cearense no Tijuca às 19h30 (de Brasília), com cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com e transmissão ao vivo do SporTV. Em comparação aos anos anteriores, apenas uma equipe conseguiu nove vitórias nos nove primeiros jogos: o Flamengo de 2012/13. O Rubro-negro ficou invicto nas 20 partidas iniciais até perder em casa para o Franca, mas se sagrou campeão daquela edição.

Para o duelo, o Flamengo terá pela primeira vez todos os seus jogadores à disposição. Após sofrer com as lesões no Estadual, o time de José Neto contará com o ala Humberto, que sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé esquerdo ainda em outubro contra o Macaé, na Região dos Lagos. Apesar do amplo retrospecto contra o rival de Fortaleza, o Fla perdeu no último confronto oficial entre as equipes. Jogando no mesmo palco desta terça, o Basquete Cearense tirou uma diferença de seis pontos no último quarto e saiu com sua primeira vitória sobre o Fla no torneio. Vale lembrar que os dois times fizeram uma partida amistosa na pré-temporada, com vitória do time da Gávea, em Fortaleza. Para o pivô Olivinha, o “espírito vencedor” é o principal motivo para o Fla não perder nesta temporada.

– Sem dúvida nenhuma o espírito de sempre, que é entrar na quadra e dar o máximo, não importa qual seja o adversário. Sempre que o Flamengo vai para quadra, entra com o espírito vencedor. E o mais importante é que o trabalho que vem sendo feito no dia a dia é excelente. Sem trabalho, sem sucesso. Trabalhamos muito sério para termos os resultados que estamos tendo dentro da quadra.

Na campanha do título de 2012/2013, o Flamengo foi derrotado apenas quatro vezes na temporada regular. Presente naquele elenco, Olivinha vê semelhanças entre as equipes.

– Além de termos a maioria da comissão técnica na equipe, temos alguns jogadores que estavam naquela equipe também. Eu vejo a vontade nos treinamentos dos jogadores e a gana com que entramos nos jogos. E todo o trabalho que vem sendo feito muito pela comissão técnica é semelhante a àquele trabalho que fizemos na temporada 12/13 onde conquistamos o recorde de vitórias do NBB.

Se do lado carioca as vitórias vêm em sequência, no time cearense os triunfos são intercalados. A equipe de Alberto Bial se alternou entre partidas ganhas e perdidas ao longo das nove que fez no principal torneio de basquete do Brasil. A melhor sequência foi de dois triunfos sobre Caxias do Sul (74×65) e Campo Mourão (89×73) no fim de novembro e começo de dezembro. Além disso, o Carcará vem de derrota para o Bauru no sábado e não terá o ala-armador Audrei, com um problema no calcanhar, assim como o ala Duda Machado, com uma torção no joelho. Com um incômodo no ombro, o armador Gustavinho é dúvida.

– Depois de uma derrota dura, difícil de assimilar, tal a chance que desperdiçamos em vários lances, nada melhor que uma grande partida contra o Flamengo para sairmos com um bom resultado e fazermos com que essa equipe, mesmo desfalcada, sem alguns de seus principais jogadores, consiga mostrar que é um coletivo, um conjunto. Acho que o time entendeu bem a proposta para o próximo jogo, reanimado, e percebendo que a derrota tem que ser absorvida de forma muito rápida, uma vez que jogaremos contra uma equipe invicta, muito forte – analisa o treinador Alberto Bial.

Apesar da campanha irregular, se terminasse hoje, o Carcará estaria classificado para os playoffs em 10º lugar. O Flamengo é o líder isolado.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/basquete/nbb/noticia/2016/12/de-olho-no-segundo-melhor-inicio-de-temporada-fla-recebe-b-cearense.html

Share this content: