​Há três meses atrás, se alguém dissesse que a defesa do Flamengo estaria entre as melhores do Brasileirão ao final do primeiro turno, provavelmente seria chamado de louco. Justamente o setor da equipe que se mostrou mais vulnerável durante o primeiro semestre, o sistema defensivo cresceu de produção e é um fatores que ajudaram na arrancada do rubro-negro no Campeonato Brasileiro.

A melhora tem relação direta com a chegada de novos atletas, principalmente Réver. Desde sua estreia, na 8ª rodada, a defesa começou a vazar cada vez menos. Com o momento relativamente bom vivido por Rafael Vaz desde que trocou o Vasco pelo Flamengo, o time de Zé Ricardo vem mostrando uma consistência que não tinha com nomes como Wallace e César Martins.

A situação é tão positiva que Juan, liderança do elenco e referência técnica, e Alejandro Donatti, principal reforço para o setor, não vem tendo espaço. O experiente defensor, em tese, é titular, mas as constantes lesões e a boa fase de Vaz fazem com que sua ausência seja menos sentida do que o esperado.

Nos números, o Fla é dono da quinta melhor defesa, ao lado do Grêmio, com 19 gols sofridos. Dos times que estão a sua frente na tabela, apenas o Corinthians, dono do melhor sistema defensivo, tem retrospecto melhor.

​​