Do choro de Lê ao “olímpico” Pet: as vitórias contra o Palmeiras em SP

O choro compulsivo de Lê ao marcar o gol do título de 1999. O alívio de Júlio César com a vitória salvadora de 2004. O oportunismo do paraguaio Ramírez no sufoco de 2005. A precisão e a alegria dos veteranos Júnior e Petkovic, comandantes dos títulos em em 1992 e 2009, respectivamente. Ou, ainda, Vágner Love calando o Pacaembu em 2010.

É verdade que nos últimos anos o Palmeiras tem sido uma pedra no sapato rubro-negro no Brasileirão. O Flamengo venceu somente um dos últimos dez confrontos, perdendo cinco vezes e empatando quatro nesse período. Porém, as lembranças acima enchem de otimismo o torcedor rubro-negro, que enfrenta o rival – líder do nacional com um ponto a mais – nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena Palmeiras.

Veja, abaixo, as vitórias inesquecíveis do Flamengo diante do Palmeiras em São Paulo:

O Flamengo entrou em campo para enfrentar o Palmeiras no Palestra Itália em 1992 sob o peso de não vencer o rival fora de casa desde 1971 pelo Brasileiro. Porém, com dois escanteios cobrados por Júnior o time quebrou o tabu e venceu por 2 a 1. No primeiro gol, César Sampaio fez contra. No segundo, o zagueiro Wilson Gottardo cabeceou forte para a rede. O Flamengo foi campeão do Brasileirão naquele ano.

Talvez o momento mais marcante do Flamengo em São Paulo contra o Palmeiras tenha sido em 1999. Em um jogaço, o Rubro-Negro foi campeão da Mercosul dentro do Palestra Itália com um gol de Lê no fim do jogo, no empate por 3 a 3. O atacante cai aos prantos na comemoração. Antes, Caio e Rodrigo Mendes tinham feito belos gols para a equipe da Gávea. Na ida, no Rio, o Fla tinha vencido por 4 a 3.

Em 2004 o Flamengo estava na zona do rebaixamento quando enfrentou o Palmeiras em São Paulo, falando quatro rodadas para o fim do Brasileiro. Saiu na frente com Ibson, mas viu Magrão empatar o jogo em frango de Júlio César. Porém, no fim, o lateral Athirson apareceu de surpresa no meio da área e, de cabeça, deu a vitória ao Rubro-Negro.

O Flamengo novamente foi desesperado encarar o Palmeiras no Palestra Itália na reta final do nacional, estando no Z-4. A vitória por 1 a 0 veio com gol do paraguaio Ramírez aos 45 do primeiro tempo, em frango do goleiro Marcos. No segundo tempo, o time carioca se fechou, segurou enorme pressão e viu o goleiro Diego fechar o gol.

O Palmeiras era líder do Brasileirão em 2009 e recebeu o Flamengo no Palestra Itália faltando nove rodadas para o fim do nacional. O time carioca sonhava ainda em entrar no G-4 naquela ocasião. Com dois gols de Pet – um olímpico -, o Rubro-Negro fez 2 a 0 e deu prosseguimento à arrancada rumo ao título.

A última vitória do Flamengo em São Paulo contra o Palmeiras foi em 2010. Vagner Love, aos 42 do segundo tempo, calou as ofensas dos torcedores do seu ex-clube e deu o triunfo contra seu no Pacaembu por 1 a 0. Foi a primeira vitória rubro-negra com Zico como então diretor executivo do seu futebol. De lá para cá, o Fla enfrentou o rival quatro vezes fora de casa, perdeu duas e empatou outros dois jogos.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/09/do-choro-de-le-ao-olimpico-pet-vitorias-contra-o-palmeiras-em-sp.html

Share this content: