Dourado estreia no Flamengo com currículo artilheiro e tenta superar o Brocador

A era Dourado começa hoje no Flamengo cercada de expectativa. O centroavante, contratado para suprir a ausência de Guerrero, estreia na semifinal da Taça Guanabara diante do Botafogo, 16h30, em Volta Redonda, com o currículo debaixo do braço. Com 32 gols em 2017, 12 a mais que o peruano, que fez 20, promete fartura de bolas na rede em um elenco sem jogadores com vocação para artilheiros.

– É um centroavante de área. A gente ganha com o pivô, bola aérea, capacidade de conclusão. Foi artilheiro. Pênalti a gente ganha muito pelo que ele demonstrou. Vem com a confiança grande pelo ano que fez, vai acrescentar muito – aposta o zagueiro Juan.

O retrospecto de Dourado em clássicos, especificamente, também anima. Embora não tenha marcado gols sobre o Botafogo enquanto defendia o Fluminense, o artilheiro do Brasileiro do ano passado deixou sua marca três vezes diante do Flamengo e três vezes em cima do Vasco. Sobre o adversário de hoje, marcou um gol quando defendia o Palmeiras, em 2014, e garantiu a vitória no Maracanã.

Em outros clubes, os duelos contra adversários diretos foi acirrado. Mesmo assim, Dourado tem bons números quando defendeu o Palmeiras. Marcou sobre Santos, São Paulo e Corinthians, totalizando 18 tentos em 2014, sua melhor temporada até então.

Naquele ano, o Flamengo comemorava a temporada anterior de sucesso de Hernane Brocador, o último centroavante a marcar mais gols que Dourado em uma temporada no Rubro-negro. Foram 36 bolas na rede e um título da Copa do Brasil. Antes disso apenas Romário, com 48 gols, em 1999, estabelecida um marca quase inatingível para o futebol brasileiro atualmente.

Apesar da artilharia do ano passado, Dourado não tem brilho especial em debutes. No Fluminense, Dourado não estreou com gol sobre o Ypiranga-RS em 2016, pela Copa do Brasil. Depois de passagem em branco em 2015, no Vitória de Guimarães (POR), e no Cruzeiro, em 2014, estreou com gol na derrota para o Flamengo, em 2014, com a camisa do Palmeiras. A título de registro, Guerrero estreou no Flamengo com gol sobre o Internacional, em 2015.

A verdade é que ter Dourado como personagem em um clássico marcado por muitos gols em suas disputas recentes, pelo Estadual, pode aumentar a média dos últimos encontros. Em 2017, o duelo entre Flamengo e Botafogo teve seis gols em nove jogos. Quase metade em relação ao ano anterior, quando em três partidas foram 10 bolas na rede.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/dourado-estreia-no-flamengo-com-curriculo-artilheiro-tenta-superar-brocador-22385403

Share this content: