Efetivado, Zé Ricardo pode se inspirar no passado para ter sucesso no Flamengo

A manhã desta quinta-feira (14) no Ninho do Urubu não ficou marcada apenas pela chegada de Leandro Damião, mas também pelo anúncio do novo técnico do Flamengo. Não, o Zé Ricardo não deixou o clube, muito pelo contrário. O treinador foi efetivado no comando técnico da equipe.

Antes da apresentação do novo atacante, Flávio Godinho, vice-presidente de futebol pediu a palavra para anunciar a efetivação de Zé Ricardo até dezembro com uma cláusula de renovação automática para o ano seguinte.

Depois da saída de Muricy Ramalho, a diretoria optou por deixar o grupo nas mãos do técnico do sub-20 até encontrar um profissional que se encaixasse nas exigências da cúpula de futebol.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Mas desde o início, o SOFLa, principal braço político do presidente Eduardo Bandeira de Mello, foi a favor da efetivação do treinador que também conquistou o carinho dos torcedores. E segundo Flávio Godinho, o clube sempre teve a ideia da continuidade do trabalho de Zé.

"Aqui no Flamengo as coisas devem acontecer naturalmente. Desde o início em que indicamos Zé para assumir o time do Flamengo imaginamos que a expectativa era essa. É inegável que o time hoje tem um rendimento melhor. Na cabeça dos jogadores, ele já era o técnico."

Apesar disso, o rubro-negro tentou a chegada de um treinador renomado, o principal alvo foi Abel Braga, mas as partes acabaram não chegando em um acordo e os bons resultados apresentados pela equipe desde que Zé Ricardo assumiu agradaram a diretoria.

(Foto: Lucas Uebel / Getty Images)

Até o momento, o treinador comandou a equipe em 11 oportunidades. Foram 6 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Atualmente o Flamengo ocupa a sexta posição na tabela do Campeonato Brasileiro e está forte na briga por uma vaga no G4 da competição.

E mais do isso, Zé Ricardo conseguiu fazer o que Muricy Ramalho não conseguiu, a evolução da equipe Rubro-Negra. Mesmo em algumas derrotas o time demonstra bom desempenho dentro de campo.

Para os mais superticiosos a efetivação do treinador pode significar bons momentos para os torcedores. Em todas as conquistas de Campeonato Brasileiro o Flamengo foi comandado por treinadores da "casa".

No último título do clube, a situação foi parecida. Jayme de Almeida assumiu a equipe após a saída de Mano Menezes e conquistou a Copa do Brasil, em seguinda levantou o troféu de Campeão Carioca. Desde então o time rubro-negro não levantou mais taças.

Além do Campeonato Brasileiro, o Flamengo também disputará a Copa Sul-Americana, torneio internacional que é mais um caminho para conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América, objetivo de qualquer clube brasileiro.

Na quarta posição do Campeonato Brasileiro com 23 pontos, o Flamengo encara o Botafogo no próximo domingo (17) às 16h, na Arena Botafogo, na Ilha do Governador.

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/efetivado-z%C3%A9-ricardo-pode-se-214000216.html

Share this content: