EI: “Luxação Acromio Clavicular: entenda a lesão de Réver e o prazo de retorno”

Quando Réver deixou o campo ainda no primeiro tempo do clássico diante do Vasco, domingo (19), no Maracanã, a torcida do Flamengo sentiu que teria motivos para se preocupar. O zagueiro caiu sobre o próprio ombro no gramado e foi substituído com muitas dores no local. O jogador ainda vai passar por exames na segunda-feira (20), mas os rubro-negros devem perdê-lo por algumas semanas, dependendo da gravidade da lesão, conforme apurou o Esporte Interativo.

Após a partida, a assessoria do clube divulgou a seguinte nota oficial:

O atleta Réver realizou exames, que constataram uma luxação acromio clavicular, com lesões ligamentares, sem fratura. Foi medicado, imobilizado e será reavaliado na segunda-feira, quando iniciará a fisioterapia no CT.

A fim de entender melhor a lesão e projetar o tempo de retorno do defensor, já que o Flamengo não informa o grau da contusão e muito menos um prazo para a volta, a reportagem do Esporte Interativo entrou em contato com o médico Marcio Schiefer, responsável pelas cirurgias do goleiro Jefferson, do Botafogo, e do atacante Paulinho, do Vasco.

De acordo com o especialista, o grau da contusão, que pode varir de 1 a 6, é ponto fundamental para apontar em quanto tempo o técnico Barbieri poderá contar com seu capitão novamente.

“Luxação acromio clavicular é uma lesão dos ligamentos da articulação acromio clavicular. Normalmente causada por uma queda sobre o ombro. E ela pode variar desde uma lesão muito leve, só um estiramento, até uma ruptura de vários ligamentos do ombro. Vai do grau 1 ao grau 6. O grau 1 é o mais leve, é só um estiramento, não tem nenhum ligamento rompido. Nesse caso, o atleta fica afastado por um período suficiente para que ele consiga correr com conforto. Algo em torno de uma a duas semanas. Já as luxações acromio claviculares, grau 2 ou 3, que já têm uma ruptura ligamentar e ainda não são cirurgicas, o atleta fica apto para jogar em um período de três a seis semanas. A partir do grau 4 é caso cirúrgico. Aí o período de afastamento é bem maior”, disse.

A possível ausência de Réver deixa visível a carência que o Flamengo tem no setor defensivo. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, por exemplo, diante do Atlético-MG, o Rubro-Negro provavelmente irá a campo com uma defesa de jogadores recém-promovidos ao profissional: Léo Duarte e Thuller. Isso porque o experiente zagueiro Juan já está afastado por conta de uma lesão muscular, e Rhodolfo, expulso no clássico, cumprirá suspensão automática no Horto, em Belo Horizonte.

Reprodução:Bruno Magalhães e Venê Casagrande​ | Esporte Interativo

Crédito da Foto:Thiago Ribeiro/AGIF

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/ei-luxacao-acromio-clavicular-entenda-a-lesao-de-rever-e-o-prazo-de-retorno/

Share this content: