Em 2009, jogo Palmeiras x Flamengo ajudou a decidir Brasileirão


Por Allan Brito


Em 2009, Palmeiras e Flamengo disputaram o título do Campeonato Brasileiro até as últimas rodadas e fizeram um grande confronto na 30ª rodada, que ajudou o time rubro-negro a ser campeão. Nesta quarta-feira (14), novamente as equipes vão se encarar em de olho no título, então a comparação com aquele momento do passado é inevitável. Mas os palmeirenses precisam torcer para que tudo seja bem diferente dessa vez.

Em 2009, o confronto entre Palmeiras e Flamengo aconteceu pela 30ª rodada, no Estádio Palestra Itália. O time alviverde vinha em má fase, após resultados ruins contra Avaí e Náutico, mas era líder com quatro pontos de vantagem. Já o Rubro-Negro ainda buscava entrar no G-4, depois de uma arrancada espetacular, com oito jogos sem perder.

E nesse clima os times fizeram um jogo que começou travado, mas logo os dois lados criaram chances de gol. O Palmeiras teve oportunidades com a dupla de ataque Robert e Vagner Love, mas os meias Diego Souza e Cleiton Xavier estavam apagados.

Adriano brilhou no Flamengo em 2009 (Foto: Getty Images)

Já no Flamengo, que tinha Adriano como principal craque, quem decidiu foi Petkovic, aos 37 anos. Primeiro ele fez uma jogada individual, passou pelo também veterano Edmilson e chutou com classe para abrir o placar. Depois, no segundo tempo, cobrou um escanteio rasteiro e fechado que entrou direto no gol.

Depois da partida, o goleiro São Marcos desabafou sobre o lance e apontou quem falhou: "o Wendel e o Robert furaram e sobrou para mim. Santo eu não sou. Erros como esses não têm como explicar. As falhas defensivas me deixam bastante desanimado". O próprio Robert admitiu depois que deveria ter tirado a bola.

O Palmeiras poderia ter buscado o resultado nos minutos finais, mas Vagner Love cobrou um pênalti para muito longe do gol. A torcida rubro-negra lembrou da infância dele e provocou: "ão, ão, ão…o Love é do Mengão!".

O jogo foi marcante porque simbolizou o que aconteceria com as duas equipes na reta final do Brasileirão: o Palmeiras continuou nervoso, cometeu erros bobos e assim despencou na tabela a ponto de ficar fora do G-4. Já o Flamengo manteve sua arrancada baseada em talentos individuais, com Petkovic, Adriano e Zé Roberto decidindo os jogos, e alcançou o título. Será que o confronto de 2016 também vai simbolizar o destino de Palmeiras e Flamengo?

Fonte: https://esportes.yahoo.com/noticias/em-2009-jogo-palmeiras-x-113033116.html

Share this content: