Em 2017, Flamengo pode ser único 100% na história do Brasileiro

Na história do Campeonato Brasileiro, apenas três times disputaram todas as edições da competição. Só que a situação pode ser diferente em 2017. A fase do Internacional, a apenas dois pontos de distância da zona do rebaixamento, e do Cruzeiro, vice-lanterna, pode fazer com que o Flamengo seja o único a atuar na elite em todos os anos desde que o Brasileirão foi criado, em 1971.

O time carioca ocupa a segunda colocação na tabela, com 34 pontos e o rebaixamento é uma possibilidade praticamente nula. Situação bem diferente vivem os rivais mineiros e gaúchos. O Inter ficou no empate com o Fluminense, no Beira-Rio, e não conseguiu se afastar da incômoda 22ª colocação.

Já o Cruzeiro tem uma difícil missão nesta segunda-feira. Com apenas 18 pontos e na vice-lanterna, o time mineiro encara o Corinthians, no Pacaembu. Uma derrota em São Paulo pode afundar a equipe celeste ainda mais no Z-4.

Flamengo, Cruzeiro e Inter foram os únicos que disputaram a elite do futebol nacional em todas as edições do Campeonato Brasileiro. Isto só aconteceu porque os grandes clubes de São Paulo ficaram fora da competição.

De acordo com o regulamento de 1979, cariocas e paulistas que jogassem o Torneio Rio-São Paulo (que não aconteceu), entrariam apenas na segunda fase do Brasileirão. Os paulistas queriam entrar apenas na etapa seguinte, mas não conseguiram. Sem sucesso na empreitada, Corinthians, São Paulo, Portuguesa e Santos ficaram fora.

Palmeiras, Guarani, Francana, São Bento, Inter de Limeira, XV de Jaú, Comercial e XV de Piracicaba representaram o Estado de São Paulo.

Fonte: ESPN

Share this content: