No caso do Botafogo, já seria a segunda na temporada. A primeira veio com a eliminação precoce na Copa do Brasil e a derrota para o Rubro-Negro ainda na final da Taça Guanabara, que culminaram na demissão de Felipe Conceição. Com isso, apesar do favoritismo do rival na semifinal, o Alvinegro se vê pressionado a mostrar algum resultado para a torcida.

Do lado do Flamengo, as cobranças devem aumentar caso o favoritismo não se confirme. O Rubro-Negro tem um elenco considerado melhor e mais valioso (a folha salarial é de R$ 9 milhões contra R$ 3 milhões do Botafogo), além de possuir a vantagem do empate para se classificar. Uma derrota para um time considerado tecnicamente inferior abalaria a confiança dos comandados de Carpegiani para a sequência da temporada.

Em relação à escalação, ambas as equipes devem ter mudanças. Willian Arão e ​Vinícius Júnior podem ganhar as vagas de Éverton Ribeiro e Éverton, respectivamente, enquanto Carli e Renatinho podem tomar os lugares de Marcelo e Marcos Vinícius no Botafogo.

​​