Encerrou o ciclo, Sr. Mannarino?

Gostaria antes de tudo expressar meu repudio a todo e qualquer ato de vandalismo praticado por “torcedores” do Flamengo na sexta passada; não vejo mal algum em protestar, mas que seja feito de forma pacífica; nenhum profissional rende melhor em seu trabalho com vinte ou trinta pessoas o ameaçando de morte… Tendo dito isso, vamos à coluna!

Separando o emocional e o racional, evidente que eu tenho consciência do bom trabalho do Zé Ricardo num contexto geral; os números do Zé Ricardo são os melhores de um técnico em tempos, mas chega um momento que o ciclo simplesmente se finda.

Se uma análise for feita do momento atual, os torcedores que cobram a saída do técnico não pedem porque o time empatou com o Avaí ou perdeu pro Sport, a insatisfação geral vem já de algum tempo. Depois de tudo, num momento tão conturbado quanto o Flamengo vem vivendo, existe muito a se sentir e pouco a se falar.

Após o empate de ontem, Eduardo Bandeira de Mello afirmou “Não vejo ninguém pedindo a saída de Cuca ou Roger Machado, apenas com Zé Ricardo isso acontece!” Gostaria de lembrar ao nosso presidente, que isso aqui é Flamengo! Ressalto também que nem Cuca e nem Roger foram eliminados na fase de grupos da taça libertadores (de maneira vexatória), talvez depois desse tempo, as pessoas podem ter esquecido o que aconteceu no Nuevo Gasómetro… Deixe-me lembrar a vocês, clique aqui!

Encerrando as mensagens ao Bandeira, não cobro a cabeça do Zé Ricardo, mas gostaria de perguntar, se não tirar o Zé agora, nove pontos atrás do líder do campeonato, vai tirar quando? Quando virar o turno em 15º? Quando a distância for de vinte pontos? Quando não for mais capaz de conquistar o título que é obrigação?

Ao Zé, me resta agradecer, a grande temporada de 2016, o time necessitava de uma campanha de setenta de tantos pontos, precisávamos de um campeonato consistente, regular, o Zé conseguiu isso e devemos ser gratos; mas hoje, um ano depois, precisamos de um time vitorioso, uma equipe capacitada para levantar taça.

Precisamos recuperar o que Zé Ricardo perdeu ao longo de sua trajetória no ninho do urubu, futebol consistente, envolvente, bem jogado, vencido no brilhantismo individual, que só aparecerá quando tivermos um time no mínimo organizado.

Enquanto não conseguirmos encaixar um futebol coletivo de qualidade, não será apenas Muralha, Arão e Rômulo que não jogarão o que sabemos que são capazes, se a gente não jogar como time, não tiver o mínimo de padrão de jogo (hoje não temos), quem vai jogar mal, ser vaiado e “merecer um banquinho” vai ser Diego, vai ser Everton Ribeiro, Vinicius Jr, vai ser o elenco inteiro, vai faltar banco e sobrar vaga em campo.

Tivemos no jogo de ontem: a primeira partida de Vinicius como titular, o Thiago como goleiro, um gol de bicicleta de Leandro Damião, um lance polêmico de pênalti marcado e em seguida desmarcado; tudo isso e o assunto é Zé Ricardo, a falta de evolução em seu trabalho, esperava-se um avanço do ano passado para este, o que não aconteceu!

A confiança precisa voltar e a ausência da mesma existe muito por culpa do treinador, tudo apresenta sinais de que o ciclo fechou, depois de tudo que aconteceu na Taça Libertadores, precisamos de um líder que eleve o moral dos jogadores e não um que sinta as derrotas ainda mais que os atletas; precisamos de cobranças, precisamos de um treinador que vai bater na mesa e perguntar que merda que está acontecendo.

Se a opção é manter o Zé, ou se for mudar o treinador, necessitamos mais que tudo, cobranças, liderança; seja quem for o líder desse time, se o Zé ficar, se sair e vier Dorival, Marcelo Oliveira (sou contra) ou até o deus Lisca doido (maior técnico da história do futebol brasileiro).

Não importa nome, e sim que seja alguém que compreenda que aqui é Flamengo, e que, como líder do time, não apenas entenda, mas que saiba passar isso aos comandados, ter pulso e mostrar como as coisas têm de ser, porque hoje, se o Zé Ricardo cair, vai ser dentro de uma cova que ele mesmo cavou.

Nick Marques

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/encerrou-o-ciclo-sr-mannarino/

Share this content: