A saída de Rafinha não pegou o Flamengo de surpresa. A cláusula que o liberaria de graça para retornar à Europa foi condição para jogar no Brasil depois de 14 anos na Alemanha. Outras peças do elenco rubro-negro também exigiram uma brecha caso não se adaptassem ao futebol brasileiro. Mas diferentemente de Rafinha, nomes como Filipe Luis e Diego Alves, que atuaram por muito tempo na Espanha, possuem multas rescisórias baixas.

O modelo também foi bisto na renovação de contrato do técnico Jorge Jesus, que exigiu o pagamento de apenas 1 milhão de euros por parte do Benfica. Fora esses casos, o Flamengo tem segurança que as suas principais peças só saem para outro clube por muito dinheiro. Tanto que conseguiu segurar Gerson, Bruno Henrque e até Léo Pereira, alvos do time de Jorge Jesus.

No atual elenco, há outros jogadores repatriados. Pedro, Pedro Rocha e Thiago Maia estão emprestados. Logo, pertenceu, respectivamente, a Fiorentina, da Itália, Spartak Moscou, da Rússia, e Lille, da França. Caso haja propostas, esses clubes as receberão e comunicarão ao Flamengo, que tem opção de compra ao fim dos vínculos dos três atletas, no ano que vem.

O caso de Filipe Luis, que assim como Rafinha assinou com o Flamengo até o fim de 2021, é o mais semelhante ao de agora ex-colega de clube. Ambos passaram muito tempo fora do Brasil e pedem que adaptação dê margem para o arrependimento. Vale lembrar que ambos chegaram aos 35 anos e também pensam nas questões familiares, principalmente dos filhos.

Situação que não é levada em conta para atletas como Gerson, comprado a Roma, e Gabigol, a Inter de Milão, ambos da Itália. Os dois jogadores possuem multas mais altas e o Flamengo não teme perdê-los para qualquer equipe da Europa. O risco mais parecido com o de Rafinha nesse momento é a perda de Diego Alves, que tem contrato até dezembro e já poderia assinar com outro clube caso deseje sair para voltar à Europa.

A diretoria do Flamengo prometeu que não fará loucura para manter o jogador, que tem um dos maiores salários do elenco. Já Diego Ribas, que voltou da Europa em 2016, e já havia renovado com redução salarial, tem conversas adiantadas para permanecer mais uma temporada no clube. Hoje, sua multa também é pequena para fora do Brasil.