Erick Flores lembra passado no Flamengo em misto de orgulho e página virada: ‘Hoje a profissionalização é maior’

São dez anos desde que Erick Flores passou de promessa do Flamengo a mais um na fila dos que não vingaram no clube. Aos 28 anos, tenta a volta por cima no Boavista em busca de voos mais altos na carreira.

Do clube que o revelou, guarda uma mistura de orgulho com sensação de página virada. A maneira como sua carreira foi tratada – com pressão para ser solução e depois a venda de seus direitos a empresários, sem lucro posterior – prejudicaram a sequência.

Os relatos foram de excessos extracampo com o vislumbre pelo excesso de expectativa. Hoje, mais maduro, o jogador prefere lembrar só das coisas boas.

Em entrevista ao Globo, Erick Flores revela a gratidão pelo Flamengo. E reconhece pelo menos que aprendeu com os erros do passado. Erros esses comuns a muitos jovens formados no clube em uma época de pouca profissionalização.

A base como ela é hoje não guarda muito do que foi há dez anos. Além dos jovens terem sido artigo usados por empresários para lucrar, não tinham estrutura para uma transição gradual até o profissional. Na prática, havia a pressão que no final fazia a garotada não vingar.

Erick Flores foi mais um caso dentre vários de sua geração, que teve apenas Renato Augusto como "case" de sucesso. Com os demais, o Flamengo não lucrou. Nem os jogadores estouraram.

CONFIRA A ENTREVISTA

– Que tipo de lembrança você guarda do Flamengo quando lembra sua formação no clube, e a forma como foi aproveitado no time principal?

Lembro do Flamengo com carinho e, acima de tudo, orgulho. Ter sido formado na Gávea e ter vestido profissionalmente essa camisa não é pra qualquer um. Sou muito grato por todos os dias que vivi lá.

– Mas qual a sua sensação quando pensa na forma como o clube e seus agentes da época conduziram sua carreira?

– São coisas que fazem parte do passado. É uma página virada na minha vida, que certamente me fez aprender e crescer.

– Você ou sua família foram ouvidos quando o Flamengo decidiu vender seus direitos a uma empresa para pagar dívidas do elenco? O que achou?

– Como disse, são situações que fazem parte do passado e que serviram de experiência para mim. Hoje eu prefiro falar do nosso trabalho aqui no Boavista e desta final importantíssima que temos pela frente.

– Mas se pudesse fazer algo diferente no começo da carreira, o que seria?

– Não costumo me arrepender das coisas que faço e fiz. Acredito que tudo acontece por um motivo, e precisamos aceitar isso. Não voltaria atrá para mudar meu destino.

– O Flamengo vendeu o Vinicius Junior aos 17 anos por muito dinheiro. Acredita que se fosse da mesma geração teria chance parecida? O que era diferente?

– Não dá para saber. São tempos diferentes, gerações distintas. Hoje, o futebol evoluiu, a profissionalização é ainda maior. Mas não dá para saber. Talvez sim, talvez não…

– O histórico de jovens que não vingaram no Flamengo é grande nos últimos dez anos. Qual você acha que é a principal razão?

– Acho que cada caso é um caso e precisamos entender isso. Não vejo uma razão específica.

– O futebol foi generoso ou rigoroso demais com você?

Devo quase tudo ao futebol. O futebol me deu a chance de aprender demais e de dar uma vida mais confortável a pessoas que amo. Passei por algumas coisas ruins e outras muito boas. É preciso saber tirar o melhor de cada situação. Estamos sempre aprendendo, essa é a verdade.

– Você acredita que nunca é tarde para pensar em estourar no futebol ou vê as portas dos grandes clubes fechadas pelo início seu "decepcionante" no Flamengo?

– Não, de forma alguma. Acredito que ainda há essa possibilidade. Meu grande sonho é voltar e me firmar num clube grande. Sei que sou capaz disso.

– Mandaria algum recado para o Vinicius para essa final?

– Gostaria de parabenizar ele pelo trabalho e pela evolução que ele vem tendo e para ele nunca deixar de acreditar nos sonhos dele, sempre com humildade e perseverança.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/erick-flores-lembra-passado-no-flamengo-em-misto-de-orgulho-pagina-virada-hoje-profissionalizacao-maior-22408332.html

Share this content: