Especulações e Desejos

O campeonato, virtualmente decidido, vai se arrastando para o seu final. Já seria natural que as especulações começassem. Afinal, alguns times já acertam suas primeiras contratações e, no nosso caso, já sabemos o que a tabela nos permite sonhar para o próximo ano.

Eis que, em meio a esse delicioso cenário “pré-pós-temporada”, a imprensa ainda se depara com um pequeno recesso de data FIFA. Foi como se alguém dissesse, agora de maneira mais definitiva: -Que comecem os jogos! Foi nessa pegada que o gentil colunista que vos escreve resolveu fazer suas linhas da semana.

A especulação mais forte da última semana foi a de Everton Ribeiro. Depois de um biênio fantástico num Cruzeiro onde tudo dava certo, Everton Ribeiro sucumbiu a um caminhão de dinheiro e se mandou para o “futebol” chinês. O nome agrada grande parte da torcida, mas admito que tenho certa desconfiança.

Jogador que chegou a figurar na seleção, mas que eu, em minhas humildes observações, sempre considerei meio superestimado e fruto de um time onde absolutamente tudo e todos davam certo. Aquele elenco do Cruzeiro não me parecia um primor técnico dentro das condições normais. Até hoje, ainda acho que foi fruto de uma conjunção de fatores.

Já pelo fim de semana, li uma entrevista do próprio jogador, que parece feliz, rico e satisfeito no esquecimento do futebol xing-ling. Pelo caminhão de dinheiro que ventilaram na contratação dele, sigo com minha posição, mas não me xingue.

Especulações mais próximas também vem dando o ar da graça. O lateral esquerdo peruano Trauco e o já veterano meia Guerra foram ventilados. Os dois nomes me agradam, mesmo tendo visto pouco do jovem lateral. O problema em relação ao meia é o valor que pedem. Me parece absurdo pagar 10 milhões de dinheiros em um cara com mais de 30 anos.

Muita coisa vem sendo dita, poucos boatos me agradam mais do que Vitinho e Felipe Melo. Que nem parecem tão boatos assim e mexem com a imaginação de alguns torcedores, como eu, por exemplo. Fica difícil imaginar um time campeão com o meio começando por Márcio Araújo.

Assim sendo, sigo achando que precisamos sonhar direito, mas também é preciso lembrar que, mesmo com mais grana, ainda não somos o Tio Patinhas. Um bom nome deveria vir para a zaga, já que Juan deve encerrar sua carreira. Cleber ou Dedé seriam boas opções, o que pega é o preço. Investir em Léo Duarte não me parece equivocado.

Felizmente, Chiquinho terá o destino que sonhei para o Márcio Araújo. Mas precisamos de alguém para tirar o Jorge de sua zona de conforto e, possivelmente, substituí-lo após sua venda, que já parece realidade próxima.

Felipe Melo poderia mexer com o início de nossa segunda linha, mas Diego precisa de companhia mais regular que Alan Patrick, mesmo que para o banco. Mancuello parece poder ajudar, mas de maneira irregular e ainda sem uma posição ou uma função muito bem definida.

Em meio a especulações e desejos, duas coisas me parecem fundamentais. O reforço do ataque com jogadores de qualidade inegável e o investimento na base.

Para o Ataque, Vitinho me agrada, o nome de Bernard também foi cogitado e Damião deve ficar. Caso Guerrero saia, seria um sonho ver Tardelli com sua vaga, mas não sei se isso é tão provável ou possível. Os nomes para as pontas são bons e devem vingar. Mesmo custando um caminhão de dinheiro, eu daria essa prioridade. Não me xinguem, mas eu aproveitaria o Adryan.

Quanto à base, é preciso dar oportunidade aos que pedem passagem e brilham na categoria de acesso. Paquetá, Sávio e Ronaldo PRECISAM de mais minutos. E precisam de minutos jogando com os titulares, não apenas em times alternativos. Vizeu pode e deve ter mais chances. O lateral esquerdo Michel, também merece mais atenção.

É preciso aproveitar a estabilidade do trabalho, a estrutura e o que conquistamos nos últimos anos para que a gente pare de lançar os moleques na fogueira. Como fizemos nos anos anteriores. O elenco tem qualidade e experiência para ajudar na transição da base.

Paguemos o que for possível por quem for indiscutível, mas vamos lembrar de deixar os garotos brincarem.

SRN

Thigu Soares
Twitter: @thigusoares

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/11/especulacoes-e-desejos/

Share this content: