Espelho, espelho meu, existe algum técnico mais inteligente do que eu?

O futebol é um esporte bastante dinâmico, o sucesso esportivo no mundo da bola exige constante estudo e senso crítico apurado para verificar erros e acertos nas iniciativas prestadas.

É notável que cada dia que passa os técnicos tem papel fundamental no sucesso de um time, questões tácticas, técnicas e o perfil físico da equipe são algumas das variáveis que devem ser avaliadas na tomada de decisão do treinador.

Não é por acaso que times com plantéis inferiores, inúmeras vezes surpreendem, vencendo partidas e campeonatos. Com uma visão inteligente e antenada com as novidades esportivas, Diego Simeone foi capaz de desbancar os poderosos Real Madrid e Barcelona em edições recentes da Champions e do campeonato espanhol.

O Leicester na edição 2015-2016 surpreendeu o mundo vencendo o disputadíssimo campeonato inglês, superando o favoritismo de grandes potencias inglesas e do futebol mundial.

Não é por acaso que os técnicos brasileiros têm enfrentado críticas da grande mídia esportiva nacional e internacional. A metodologia retrógrada de alguns treinadores e a falta de humildade para reconhecer a necessidade de atualizar-se tem prejudicado técnicos vitoriosos.

Vanderlei Luxemburgo no “Bem Amigos” desta segunda-feira (03), teve discussão em alguns pontos lamentável com membros do programa, questões importantes foram levantadas e mereciam respostas mais objetivas e concretas do “professor”.

A dificuldade do treinador brasileiro se destacar fora do Brasil, problemas de comunicação com os atletas e mesmo a revolução tática atual foi avaliada com certo desdém por Luxa.

É inquestionável a carreira vitoriosa do treinador, mas, sua forma de gerir as equipes que comandou nos últimos anos tem levado o técnico ao descrédito. No próprio Flamengo recentemente Luxa foi preterido. Nesse retorno do futebol chinês após demissão vexatória de time da segunda divisão local ele não vem recebendo propostas, algo muito diferente de anos atrás em sua história.

Não é por acaso que os times brasileiros têm dado oportunidade a treinadores estrangeiros ou técnicos jovens e que possuem uma nova visão esportiva, preocupações táticas mais apuradas e maior conexão com o plantel.

O Flamengo optou por dar uma chance ao Zé Ricardo e tem obtido êxito, o Grêmio até pouco tempo atrás tinha o Roger (este não foi demitido, mas, optou por sair do clube), o Botafogo está se reerguendo no brasileiro também com um jovem treinador e o Corinthians aparentemente mantém o interino até o fim do campeonato.

Chegamos a uma nova fase do futebol e quem não tiver o senso critico apurado, rever conceitos e buscar evoluir profissionalmente ira sucumbir. Desejo aos nossos treinadores mais determinação e estudo para que tenhamos times cada vez mais competitivos.

Seguem alguns trechos do programa:

Mauricio Dias
Deixe seus comentários criticas e sugestões!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/10/espelho-espelho-meu-existe-algum-tecnico-mais-inteligente-do-que-eu/

Share this content: