Está aberta a temporada de especulações

Com a aproximação do término da temporada, é normal que comecem a pipocar todas aquelas especulações sobre contratações para o próximo ano no Flamengo.

Começando por Vitinho passando pelo tradicional Felipe Melo, as mídias dão aquela famosa aumentada em boatos e sondagens, afinal, ninguém vende mais notícias no Brasil do que o Clube de Regatas do Flamengo. Essa off season promete, muitos nomes serão ventilados.

A torcida embarca na onda, afinal, não é crime nenhum para o torcedor planejar a próxima temporada, e abrir discussão sobre as possibilidades. Entretanto, não podemos esquecer que ainda estamos sentindo o cheirinho, e isso pode atrapalhar nossas pretensões.

Essa clássica bipolaridade do torcedor rubro-negro tem influência direta no ambiente do Flamengo, e as notícias que rolam nos jornais refletem a nossa expectativa. Isso pode desmotivar quem está no elenco, e tem a sua permanência ameaçada.

Acreditem, devemos ter muitas baixas nesse elenco, esse mesmo grupo que nós rubro-negros cantávamos em alto e bom som como o melhor elenco do país. Não é possível que os caras agora não valem nada, o Flamengo precisa trabalhar para segurar quem puder.

Como o time entrou em evidência com essa bela campanha no Campeonato Nacional, o mercado asiático poderá aparecer e levar vários atletas do Flamengo, por isso precisamos valorizar os caras, inclusive os mais medíocres, inclusive o Márcio Araújo.

Aí sim, trabalhar com calma na montagem do elenco para 2017, óbvio que precisamos qualificar o time, não tenho dúvidas! Mas não existe a necessidade de mudar tanto a cara de uma equipe que mandou muito bem esse ano, e briga pelo título do campeonato mais difícil do Mundo.

Começar a próxima temporada com um time bem entrosado já um grande passo a frente do Flamengo, em relação aos seus adversários. Com um esquema de jogo que flui naturalmente, ainda que não seja um Barcelona da vida.

Sabemos exatamente onde que o calo aperta, temos ciência das virtudes do nosso time, assim como já conhecemos as nossas respectivas limitações. O segredo do sucesso está aí, conseguir mudar de patamar os vários jogadores medíocres que temos.

Se conseguirmos fazer essa tal transformação, teremos uma constante evolução técnica do time, conquistaremos vitórias em campo, e consequentemente títulos, no final ainda ganharemos dinheiro vendendo jogadores que até então eram medíocres.

Medíocre mesmo, essa é a tônica do futebol nacional, a coisa tá tão feia ultimamente que não precisa ter um baita elenco, com jogadores renomados, para sobrar no Campeonato Brasileiro. O Corinthians ano passado, e o Palmeiras esse ano, personificam isso.

O que o Flamengo precisa é de um ponto de equilíbrio, peças pontuais, algumas trocas sim, mas mantendo o máximo possível da cara de um time que já estava dando certo, e claro… Precisamos que o trabalho do treinador seja muito bem feito na pré-temporada.

No mais, não me surpreenderia se com esse elenco atual, tendo Chiquinho e companhia, o Flamengo chegasse ao cúmulo de faturar a Libertadores da América 2017. Afinal, 90% do time do Atlético Nacional-COL, atual campeão do torneio, não teria vaga no Flamengo atualmente.

Enfim, vamos deixar essa fase de contratações para depois, ainda temos um possível título em curso. O Rodrigo Caetano ganha bem, ele é quem deve trabalhar nisso, mas à surdina.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
[email protected]

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/11/esta-aberta-temporada-de-especulacoes/

Share this content: